Santa Catarina: Dia dos Heróis Nacionais assinalado com exposições e homenagem a Amílcar Cabral

Assomada, 19 Jan (Inforpress) – O Dia dos Heróis Nacionais, que se celebra esta quarta-feira, 20, vai ser assinalado em Santa Catarina, no interior de Santiago, com duas exposições e homenagem a Amílcar Cabral.

Segundo uma nota da autarquia, o acto oficial acontece às 08:00, com o tradicional hastear da bandeira e a simbólica homenagem a Amílcar Cabral, com a deposição de uma coroa de flores, na estátua da Praça Central, pela presidente da câmara, Jassira Monteiro, e pelo presidente da Assembleia Municipal, Eurico da Moura.

Meia hora depois segue-se a abertura de duas exposições, no quintal do Centro Cultural Norberto Tavares.

A primeira, é uma exposição de pintura de Rita Fernandes, subordinada ao tema “Nha Identidade” e a segunda, uma exposição documental sobre “Amílcar Cabral, Vida e Obra”, da responsabilidade da Fundação Amílcar Cabral, onde se destacam juventude, mobilização, luta armada, acção diplomática e independência de Cabo Verde, percorrendo a trajetória do líder da luta de libertação nacional.

Nos demais cinco municípios da região Santiago as câmaras municipais, até o momento, não anunciaram nenhuma actividade.

Amílcar Lopes Cabral nasceu a 12 de Setembro de 1924, em Bafatá, Guiné-Bissau, filho de pais cabo-verdianos, e foi assassinado a 20 de Janeiro de 1973, em Conacri, antes de ver os dois países (Cabo Verde e Guiné-Bissau) tornarem-se independentes.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos