Santa Catarina: Delegacia de Saúde promove marcha de sensibilização sobre os malefícios do uso do tabaco

Assomada, 31 Mai (Inforpress) – A Delegacia de Saúde de Santa Catarina (Ilha de Santiago) promoveu hoje, em Assomada, uma marcha de sensibilização e consciencialização pública sobre os malefícios danosos que o tabaco tem nas pessoas.

A iniciativa, para celebrar o Dia Mundial sem Tabaco, que se assinala hoje, sob o lema “vamos cultivar alimentos, não tabaco”, foi promovida em parceria com as três escolas secundárias do município de Santa Catarina, nomeadamente Liceu Amílcar Cabral (LAC), Escola Técnica Grão-Duque Henri (ETGDH) e Escola Secundária Armando Napoleão Fernandes (ESANF).

Em declarações à imprensa, a delegada de Saúde de Santa Catarina, Elisângela Tavares, explicou que a marcha, que levou alunos dessas três escolas desse município santiaguense às principais artérias da cidade de Assomada, teve como propósito consciencializar e sensibilizar os alunos da escola, em particular, e, de forma geral, toda a comunidade sobre os malefícios do consumo do tabaco.

Conforme lembrou a médica, o tabaco faz parte de um dos factores de risco para muitas doenças, nomeadamente cancro, doenças de coração, do cérebro e de pulmão, tendo acrescentado que o cancro continua entre as primeiras causas da morte no país.

Na ocasião, aproveitou para pedir aos jovens e não só para desistirem do consumo do tabaco ou para que não experimentem, tendo ainda encorajado aos usuários que é possível parar.

Elisângela Tavares alertou ainda que o consumo de narguilé (nome comum conhecido como shisha) é mais perigoso que o cigarro e que tem os mesmos efeitos cancerígena e é ainda um dos factores de risco para doenças de boca.

“O uso de cigarro, de shisha e cigarro electrónico é prejudicial à saúde”, reforçou, pedindo à população em geral, em particular os adolescentes e jovens a terem uma vida mais saudável possível, e longe do álcool, cigarro, shisha e cigarro electrónico.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos