Santa Catarina: Delegação Municipal de Ribeira da Barca reactiva Núcleo de Voluntariado da Cruz Vermelha

Assomada, 03 Mai (Inforpress) – A Delegação Municipal da Ribeira da Barca, em parceria com a Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV), reactivou o Núcleo de Voluntariado da CVCV, visando fomentar o voluntariado nessa comunidade piscatória de Santa Catarina, no interior de Santiago.

A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo delegado da Delegação Municipal de Ribeira da Barca, José Avelino Monteiro, lembrando que inicialmente a ideia era criar um grupo de voluntariado local, mas que por causa das burocracias na legalização de uma ONG decidiram se juntar à CVCV, que é uma organização reconhecida a nível internacional.

E tendo em conta que, segundo ele, a localidade outrora tinha um Núcleo de Voluntariado da Cruz Vermelha “fugiram das burocracias” e reactivaram-no.

O grupo, que conta já conta com 22 jovens, sendo 12 do sexo masculino e 10 do sexo feminino, conforme adiantou já recebeu a primeira formação em primeiros socorros na vertente teórica, faltando a parte prática a realizar-se-á nos “próximos meses”.

“O fomento ao voluntariado faz com que uma localidade seja vista com outros olhos, ou seja, além de pedir e exigir dos poderes públicos, estará a dar a sua contribuição para o desenvolvimento da comunidade e concelho”, observou este responsável.

Monteiro, que apelou à adesão ao voluntariado, adiantou que pretendem criar projectos para ajudar os jovens voluntários a estudar ou a criar os seus próprios empregos, através do incentivo ao voluntariado e associativismo do Programa do Governo para a IX Legislatura.

O Núcleo do Voluntariado da Cruz Vermelha de Ribeira da Barca prevê realizar formações para os membros, feiras de saúde e actividades físicas para idosos, e ainda dar apoios aos eventos como festivais e outras actividades de cariz social.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos