Assomada, 20 Nov (Inforpress) – O Centro de Acolhimento e Integração Social (CAIS), que vai acolher diversos serviços da área social da Câmara Municipal de Santa Catarina, no interior de Santiago, abre as portas oficialmente esta terça-feira, anunciou hoje a edilidade.
Em comunicado de imprensa enviado à Inforpress, a autarquia informa que a cerimónia da inauguração deste centro social, instalado nas antigas instalações do Centro de Saúde de Assomada e da Delegacia de Saúde de Santa Catarina, vai ser presidida pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.
A vereadora do Desenvolvimento Social, Equidade e Igualdade de Género, Isabel Monteiro, disse, recentemente, à Inforpress, que as obras de reabilitação, orçadas em cerca de 3.000 contos, foram financiadas com recursos do próprio município.
O CAIS, segundo a autarca, passará a ser a sede dos diversos serviços sociais da edilidade santa-catarinense, nomeadamente, Pensão Social, Habitação Social, Loja Social, Casa da Sopa, Centro Psicossocial, Direcção da Educação e Formação Profissional, Cadastro Social Único (CSU), Rendimento Social de Inclusão (RSI), bem como acolher os serviços da Verdefam, do ICIEG, para além de albergar ainda a Unidade de Atendimento aos Imigrantes e a Assembleia Municipal de Santa Catarina.
Com excepção da sala da vereadora que tutela o pelouro do Desenvolvimento Social, Equidade e Igualdade de Género, este novo edifício multifuncional localizado perto dos Paços do Concelho no “coração” da cidade de Assomada, vai albergar as salas dos directores, dos coordenadores e dos técnicos dos mais diversos serviços da área social.
O objectivo do CAIS, é dar respostas, de forma célere, aos cidadãos, e ainda aproximá-los tanto dos serviços sociais e dos dirigentes municipais, segundo a vereadora do Desenvolvimento Social.
Relativamente aos utentes da Casa da Sopa e Loja Social, a mesma fonte assegurou que estes vão continuar a receber os respectivos apoios, mas, no entanto, esclareceu que ainda há condições para terem um espaço para alojamento, sobretudo dos doentes mentais.
Os doentes mentais, vão continuar a receber acompanhamento psicológico e na casa com os respectivos familiares.
Para além das refeições, adiantou que vão continuar a proporcionar aos utentes momentos de lazer com realização de várias actividades nos tempos livres, tendo em conta que há espaços para diversão, para formação e para ocupação de tempo livres, sobretudo para doentes mentais e idosos.
“O Centro de Acolhimento e Integração Social vai ser o maior centro social de Cabo Verde, centralizando no mesmo espaço todos os serviços da área social, traduzindo-se em redução de custos para o município e em eficácia e eficiência dos serviços de atendimento e das políticas públicas”, assegura em nota de imprensa a autarquia.
A cerimónia de inauguração, que se enquadra no âmbito das festividades do dia da santa padroeira Santa Catarina e do Município, que comemora 189 anos no próximo dia 25 de Novembro, vai contar ainda com intervenções da presidente da câmara, Jassira Monteiro, seguido de actividades culturais.
Ainda no âmbito das festividades, arranca esta terça-feira, na Zona Pedonal de Assomada, a Feira de Artesanato, Gastronomia e Agronegócio, e “Tardes Culturais”, que vão decorrer até sexta-feira, 24.
Para assinalar as festividades da santa padroeira desse município do interior de Santiago, foi programado um leque de actividades culturais, desportivas que arrancaram desde início de Novembro, e ainda inaugurações.
As festividades, que este ano se comemoram sob o lema “Nu sta djunto pa Santa Catarina” (Estamos juntos por Santa Catarina, em português), terão o seu ponto alto no dia 25, com uma procissão e missa em honra da santa padroeira, na Igreja Matriz com o mesmo nome, em Cabeça Carreira.
FM/CP
Inforpress/Fim