Santa Catarina: Centro Cultural Português – Instituto Camões realiza oficinas para promoção da leitura

 

Assomada, 07 Jun (Inforpress) – O Centro Cultural Português – Instituto Camões e a Cimpor Cabo Verde promoveram hoje, em Assomada, Santa Catarina, uma oficina criativa de promoção da leitura e aprendizagem informal em Língua Portuguesa destinada as crianças e monitoras de infância.

Depois de Santo Antão e São Vicente, esta quarta-feira foi a vez das crianças e monitoras de infância de Santa Catarina receberem o projecto “Cimentar a Leitura através da expressão plástica”, sob orientação da artista-educadora portuguesa Marina Palácio.

Segundo a coordenadora do projecto, Raquel Marchan, através desta oficina estão a trabalhar a questão do incentivo à leitura por via da arte e dos trabalhos manuais, ou seja, é uma forma de “lidar e de conviver com a leitura e com o livro de forma diferente”.

Explicou que, dependendo do público-alvo, a educadora Marina Palácio tem introduzido novas formas de trabalhar, por exemplo, para as crianças de 3 a 5 anos praticam oficina de alfabetos sensoriais e para as de 6 a 11 anos usam a oficina de massa folhada.

“A ideia é incutir um pouco e despertar a criatividade das pessoas para que depois, no seu dia-a-dia e no trabalho que desenvolvem com as crianças, consigam a partir de elementos muito naturais ou através de alimentos trabalhar a leitura”, sublinhou Raquel Marchan.

Por sua vez, a coordenadora do pré-escolar, Alcinda Andrade, considerou que esta iniciativa “é boa”, porque as crianças além de brincarem estão a praticar o alfabeto, a ter contactos com os livros e a descobrir o mundo através da palavra e dos jogos.

Na terça-feira, foi a vez das monitoras de Assomada participar numa oficina idêntica, e segundo a coordenadora, estas vão multiplicar essas práticas para outras crianças que não tiveram a oportunidade de assistir essa oficina.

“Essas monitoras vão, a partir de agora, fazer actividades de uma forma diferente, porque estão acostumadas a trabalhar com as crianças para a socialização do alfabeto, usando as canções e histórias, mas hoje estão a ver uma outra dinâmica que se pode fazer com movimento e com a brincadeira”, frisou.

O projecto “Cimentar a Leitura através da expressão plástica”, chega hoje também à Cidade da Praia e vai abranger apenas as crianças, mas, na sexta-feira e sábado, a oficina é dirigida a adultos e aos estudantes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

AM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos