Santa Catarina: Câmara quer contrair empréstimo bancário de 221 mil contos para infra-estruturação da cidade

 

Assomada, 20 Abr (Inforpress)- A Câmara Municipal de Santa Catarina pretende contrair um empréstimo bancário no valor de 221 mil contos para a infra-estruturação da cidade de Assomada, ambição já aprovada pela Assembleia Municipal (AM).

A decisão foi tomada na quarta-feira por maioria, com 11 votos a favor dos deputados do Movimento para a Democracia (partido que apoia a câmara) e nove abstenções por parte dos eleitos do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (oposição), em sessão realizada em Achada Lém, naquele concelho.

O autarca, José Alves, explicou que esse montante vai ser usado para a infra-estruturação da Cidade, nomeadamente na construção da rua pedonal, na requalificação da Avenida liberdade, na obras de requalificação da frente marítima de Ribeira da Barca, entre outras.

Desde 2010, segundo o autarca, o município de Santa Catarina não contraiu nenhum crédito para investimento, por isso, neste momento tem “toda a folga financeira” para contrair empréstimo.

O líder da bancada do PAICV, Lamine Tavares, justificou que a sua bancada absteve para dar beneficio de dúvida à Câmara Municipal, porque o seu grupo não é contra a execução desses projectos.

Este deputado afirmou que não votaram a favor porque não tinham todos os documentos necessários para analisar este crédito. Neste sentido, pediu à autarquia que faculte na próxima o mapa da capacidade financeira do município, o orçamento detalhado das obras em questão, a taxa de juros aplicada e como é que serão pago os respectivos empréstimos.

Por sua vez, o líder da bancada do MpD, Euclides Furtado, afirmou que a Câmara Municipal facultou à Assembleia toda informação necessária.

Disse que votaram a favor deste pedido de contracção de empréstimo, para que a edilidade possa materializar as obras em carteira, dando assim “dignidade às pessoas”, por um lado, e embelezar o município, por outro.

AM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos