Santa Catarina/Atletismo: Wilson Cabral e Jessara Xavier vencem prova de resistência “Nha Santa Catarina” (c/áudio)

Assomada, 13 Nov (Inforpress) – Os atletas santa-catarinenses Wilson Cabral e Jessara Xavier foram os vencedores da corrida de resistência realizada hoje no percurso Fundura/Assomada, no âmbito das festividades de Nha Santa Catarina.

A prova, que se enquadra nas festividades do dia da santa padroeira Santa Catarina e do município, que comemora 188 anos no próximo dia 25 de Novembro, contou com a participação de atletas locais e de outros concelhos da ilha de Santiago.

Ainda na prova “Resistência” 10 quilómetros (km), além de Wilson Cabral, Ailton Artur Silva ficou no segundo lugar, Keven Neves em terceiro, seguido de Fábio Mota e Cardo Costa, que cortou a meta em quinto lugar.

No grupo feminino, Jessara Xavier venceu a prova, seguida de Edna Lima (2º), Adalgisa Varela (3º), Ana Tavares (4º), Filomena Vieira (5º).

Os primeiros cinco classificados na vertente masculina e feminina receberam prémios monetários no valor de 25.000, 15.000, 10.000, 5.000 e 3.000 escudos, respectivamente.

Já na prova “Velocidade” 100 metros, que teve como palco a Zona Pedonal, no masculino sénior Txotxi foi o vencedor, seguindo-se Adilson (2º) e Carlos (3º).

No masculino júnior, Paulo ficou em primeiro lugar, seguido de Carlos e Papito que cortou a meta em terceiro lugar.

No grupo feminino Michaela Rodrigues, da Praia, ficou em primeiro lugar, à semelhança dos anos anteriores, seguida de Eliane Barros (2º) e Ivanésia Djedjo (3º).

Na categoria “Velocidade”, os primeiros três classificados da prova quer em masculino sénior e júnior quer em feminino receberam prémios monetários no valor de 10.000, 7.000 e 5.000 escudos, respectivamente.

À imprensa, após a atribuição dos prémios, o director da Juventude e Desporto, Emanuel Coelho, fez um balanço “bastante positivo” das actividades desportivas iniciadas desde Outubro, que, lembrou, contemplou todas as modalidades.

Na ocasião, lembrou que, além das provas de atletismo (resistência e velocidade), foram realizados torneios de voleibol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), futebol de 11 intermunicipal (masculino) e “street basket”.

Apontou como novidade para este ano a atribuição de prémio monetário para as modalidades futebol de 11 intermunicipal (masculino) e futsal (masculino e feminino), de 15.000 (1º), 10.000 (2º) e 5.000 (3º), e 20.000 (1º), 15.000 (2º) e 10.000 (3º), respectivamente.

Por outro lado, Emanuel Coelho reiterou o compromisso do município liderado por Jassira Monteiro, em continuar a criar condições para que os jovens santa-catarinenses possam praticar as diversas modalidades desportivas, realizar torneios e formações.

Já os atletas Wilson Cabral e Jessara Xavier, vencedores da prova de atletismo (resistência), mostraram-se satisfeitos por terem vencido a prova, que admitiram “não foi fácil”, tendo em conta a presença de bons atletas vindos de São Vicente e Sal.

Estes desportistas que deram nota positiva à organização, lamentaram a fraca presença de atletas femininas e pediram-nas para abraçarem o atletismo, que, segundo dizem, tem elevado o bom nome de Santa Catarina nesta modalidade.

Para assinalar as festividades da santa padroeira, Santa Catarina, foi programado um leque de actividades culturais, com destaque para o festival de música “Nha Santa Catarina 2022”, aprazado para os dias 18 e 19 de Novembro, no Estádio Municipal de Cumbém, e ainda desportivas que arrancaram desde Outubro.

As festividades terão o seu ponto alto no dia 25 de Novembro, com uma procissão e missa em honra à santa padroeira.

As actividades desportivas realizadas enquadram-se também no Dia do Desporto Cabo-verdiano, celebrado hoje um pouco por todo o País e na região Santiago Norte, sobretudo em Santa Catarina e Santa Cruz.

Em Santa Cruz, a edilidade, através do Gabinete do Desporto, tem em curso desde sábado, 12, a primeira edição da Semana Municipal do Desporto, sob o lema “Desporto: conjugação da crença e da atitude!”.

A iniciativa, que termina a 20 de Novembro, segundo a mesma fonte, tem como propósito promover a prática desportiva nas suas diversas vertentes, contribuindo para o desenvolvimento do desporto neste município santiaguense e, consequentemente, de uma sociedade cada vez melhor.

A semana será preenchida por um leque de actividades, a serem desenvolvidas nas três zonas administrativas do município, tendo os dirigentes, treinadores, atletas e professores da educação física como os principais protagonistas.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos