Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina/Atletismo: António Cardoso e Jessara Xavier vencem prova de resistência “Nha Santa Catarina 2021” (c/áudio)

Assomada, 20 Nov (Inforpress) – Os atletas António Cardoso e Jessara Xavier foram os vencedores da prova de atletismo (resistência) realizada hoje no percurso Achada Lém/Assomada, no âmbito das festividades de Nha Santa Catarina 2021.

A prova, que se enquadra nas festividades do Dia do Município e da santa padroeira Santa Catarina, que comemora os 187 anos no próximo dia 25 de Novembro, contou com a participação de atletas santa-catarinenses e de outros concelhos da ilha de Santiago.

Ainda na prova “Resistência” 10 quilómetros (km), além de António Cardoso, Gilson Moreira ficou no segundo lugar, Keven Neves em terceiro, seguido de Gilson Tavares e Anilton Silva que cortou a meta em quinto lugar.

No grupo feminino, Jessara Xavier venceu a prova, seguida de Adalgisa Varela (2º), Ana Furtado (3º), Analina (4º) e Nélida Gonçalves (5º).

Os primeiros cinco classificados na vertente masculina e feminina receberam prémios monetários no valor de 22.500, 15.000, 10.000, 5.000 e 3.000 escudos, respectivamente.

Já na prova “Velocidade” 100 metros, que teve como palco a Zona Pedonal, no masculino Older foi o vencedor, seguindo-se Adilson Cardoso (2º) e George Eid (3º).

No grupo feminino Michaela Rodrigues, da Praia, ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, Eliane de Barros (2º) e Jessara Xavier (3º).

Na categoria “Velocidade”, os primeiros três classificados da prova quer em masculino quer em feminino receberam prémios monetários no valor de 10.000, 7.000 e 5.000 escudos, respectivamente.

À Inforpress no final da prova e da atribuição dos prémios, o director da Juventude e Desporto, Emanuel Coelho, fez um balanço “bastante positivo” das actividades desportivas iniciadas desde finais de Outubro, destacando a adesão em dobro de atletas em relação à ultima prova realizada em 2019.

“Esta actividade é uma forma que a Câmara Municipal de Santa Catarina encontrou para incentivar os atletas a competirem e a praticar mais o desporto, tendo em conta que tiveram muito tempo parado e sem treinarem por causa da pandemia de covid-19”, justificou.

Relativamente aos prémios, o responsável que prometeu um aumento no futuro, destacou a igualdade dos mesmos tanto para atletas masculinos e femininos, sustentando que esta “correcção” visa também promover a igualdade de género. 

Na ocasião, adiantou ainda à Inforpress que, em 2022, a nível do desporto, a edilidade prevê em parceria com o Governo arrancar com as obras de reabilitação do polidesportivo de Nhagar, dar continuidade às obras do estádio municipal de Cumbém, Assomada, e campo relvado de Rincão.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos