Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Santa Catarina: Artistas cantam em homenagem a Norberto Tavares

 

Assomada, 07 Jun (Inforpress) – Artistas de Santa Catarina e da Cidade da Praia reuniram-se na noite de terça-feira, na praça central de Assomada, município de Santa Catarina, para cantar em homenagem a Norberto Tavares, que se estivesse vivo completaria 61 anos.

Para encerar a Semana Municipal da Cultura, que decorreu de 02 a 06 do corrente, a Câmara Municipal de Santa Catarina realizou várias actividades que culminaram com uma homenagem póstuma ao artista Norberto Tavares, no dia do seu aniversário.

As actividades iniciaram com actuações das batucadeiras de Achada Lém, batucadeiras Fincadu na Raiz, Bodinho Varela, Grupo de Dança Tradicional e Poesia com China, Leonor e Midanáe Marly. Já por volta das 21:00, o palco foi entregue aos “Artistas Cantam Norberto Tavares”.

Acompanhada da banda “Som do Planalto”, Janete Mascarenhas, vencedora do Concurso de Pequenos Cantores de Santa catarina, subiu ao palco para a abertura a homenagem.

Kátia e Banda, Silvino Tavares e Banda, Vânia & Sílvio Brito, Zé di Tcharco e Banda e Zé Rui de Pina e Banda, foram outros artistas e grupos que abrilhantaram a noite, dedicada à memória do artista, falecido há pouco mais de seis anos.

Para o presidente em substituição da Câmara Municipal de Santa Catarina, José Luís Semedo, é uma honra homenagear Norberto Tavares pelo percurso que fez na música e por ter sido um dos “símbolos maiores” do município.

“Norberto Tavares foi um bom homem e um cidadão esclarecido e sempre soube estar presente em grandes momentos da história do país. Apaixonadamente, entregou a sua voz e a sua arte à independência deste país do mesmo modo que combateu para a liberdade e democracia”, salientou.

José Luís Semedo assegurou que a edilidade vai fazer de tudo para honrar a memória deste artista, e deixou o compromisso de dignificar a sua sepultura.

Sem avançar pormenores, disse que a Câmara Municipal pretende socializar um projecto que vai perpetuar a memória do cantor, na cidade de Assomada.

Para alguns artistas, Norberto Tavares foi um “grande homem”, porque, apesar de não ter lutado com arma para a independência do país, lutou através da música, para que a tradição não morresse.

O artista Zé Rui de Pina, um dos elementos que integrou a banda de Norberto Tavares, como guitarrista, considerou “uma honra” cantar em memória do músico e “um orgulho” ver que a homenagem é feita na terra natal de Norberto Tavares.

Para a batucadeira Jucy Pereira, as batucadeiras têm que continuar o legado de Norberto Tavares através do batuque, para que este e o batuque “continuem sempre vivos no coração do povo cabo-verdiano”.

Norberto Tavares nasceu a 06 de Junho de 1956, em Cutelo, arredores da Assomada, município de Santa Catarina, e faleceu a 26 de Dezembro de 2010, em New Bedford, Estados Unidos, vítima de doença prolongada.

AM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos