Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Agrupamento de Achada Lém cria projecto musical para combater o insucesso escolar

Assomada, 12 Nov (Inforpress) – O agrupamento IV de Achada Lém, no município de Santa Catarina, no interior de Santiago, tem em curso o projecto musical denominado Clube de Música, que visa combater o insucesso escolar e a alguns casos de indisciplina.

Em declarações à Inforpress, a directora deste agrupamento escolar do ensino básico, Elisângela Brito, explicou que desenharam este projecto por terem notado que é difícil encontrar uma criança que não goste de música, sendo que nessa primeira fase o mesmo contempla 20 alunos.

De momento, o Clube de Música tem 30 flautas e quatro violões, sendo que este último instrumento musical, segundo esta responsável, foi adquirido graças ao apoio da Associação “Nos di Tchada i Amigos”, da Praia.

Tendo em conta que, segundo a fonte, os instrumentos musicais são insuficientes pela demanda, o Clube de Música criou um regulamento interno que determina o ingresso dos alunos, ou seja, “não serão aceites alunos que faltem às aulas, que brigam com colegas e que tiram notas negativas”.

Por isso, a escola, que conta com apenas um professor de música, abriu as inscrições para 20 alunos, que, aliás, informou a mesma fonte, já estão a aprender a tocar as notas da flauta e violão.

“Estamos à procura de mais parceiros para que possamos adquirir novos equipamentos musicais, tendo em conta que os alunos estão a demonstrar interesse. Acredito que vamos conseguir diminuir a taxa de insucesso e alguns casos de indisciplina na nossa escola com este projecto musical”, vaticinou aquela educadora.

Elisângela Brito congratulou-se com os resultados já adquiridos com este projecto, referindo-se à motivação e auto-estima que o mesmo trouxe para os alunos e que os incentive a estudar para que possam ali permanecer, tendo estes demonstrado “muito interesse” com o violão.

Daí, segundo ela, a necessidade de mais aquisições no futuro com apoio de novos parceiros, já que a flauta é adquirida pelos pais.

Os alunos do Clube de Música vão fazer uma demonstração do que já aprenderam por altura do Natal aos pais e encarregados de educação e toda a comunidade educativa, e na festa de finalista do próximo ano deste estabelecimento do ensino básico.

O agrupamento ainda tem em curso outros projectos de motivação e que visam preencher tempo livre dos seus alunos, mormente aula de etiqueta e de culinária, e tem na forja um projecto ambiental denominado Princesas do Ambiente, que quer ensinar a educação ambiental desde o pré-escolar.

O projecto, segundo a mesma fonte, vai ser implementado no jardim de infância de Serra Malagueta, que alberga um parque natural.

FM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos