Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Agência de Viagem lança plataforma digital para promover turismo cultural e comunitário (c/áudio)

Assomada, 05 Jul (Inforpress) – A Agência de Viagem e Turismo (Protour) lançou hoje uma plataforma digital para promover o turismo cultural e comunitário, uma iniciativa que pretende diversificar a actividade turística que se encontra concentrada nas ilhas do Sal e Boa Vista.

A plataforma digital denominada “TuriGame” conta com a parceria do Instituto de Apoio e Promoção Empresarial (Pró-Empresa), do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) e da Câmara Municipal de Santa Catarina.

“TuriGame é uma plataforma de jogo que coloca em interação os patrimónios históricos e os turistas. No aplicativo para dispositivos móveis existe todo um diretório e um inventário de patrimónios e sítios. Visitando os sítios os turistas/pessoas vão acumular pontos com recompensas de produtos turísticos como viagens, alojamentos, aluguer de viaturas e refeições”, explicou o mentor do projecto, Adilson Semedo.

O também sócio-gerente da Protour, que falava aos jornalistas momentos antes do lançamento oficial desta plataforma internacional, que decorreu na tarde de hoje na Praça Central de Assomada, Santa Catarina, assegurou que a mesma vai “desconcentrar” o turismo das ilhas do Sal e Boa Vista e “atrair” mais turistas para outras ilhas de Cabo Verde, e ainda promover o turismo cultural e comunitário.

É que, segundo ele, ganhando pontos/prémios os visitantes desta plataforma vão ter a oportunidade de conhecer outras ilhas, fazendo com que as pessoas destas localidades com potenciais turísticos “mais isoladas” tenham um rendimento.

Nesta primeira fase, informou que os visitantes vão encontrar patrimónios físicos, mas, numa segunda fase adiantou que vão trabalhar com patrimónios imateriais, numa perspectiva de realidade aumentada.

Ou seja, ajuntou que vão recriar e reconstruir patrimónios materiais/imateriais que do ponto de vista físico não existem, mas, que a plataforma vai recriá-los e fazer os visitantes interagir numa perspectiva 3D.

Introduzir um novo modelo de negócio no sector do turismo, com vista a torná-lo mais resiliente e sustentável, contribuir para a ampla digitalização do mercado turístico, abrindo oportunidade para acelerar a dinâmica das cadeias de valor do sector, sobretudo aquelas relacionadas com o digital, são outros objectivos da plataforma TuriGame.

Por sua vez, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, destacou o facto de esta plataforma tecnológica permitir fazer a promoção dos sítios históricos e todos os locais com interesse turístico, mas que, no entanto, estão escondidos.

Outrossim, disse que através deste sistema de jogos as pessoas de qualquer parte do mundo vão conhecer Cabo Verde, e através desse conhecimento ganhar interesse para visitar o País.

Daí, segundo ele, a sua presença neste evento é para mostrar que o papel do Governo é ajudar, apoiar e incentivar os jovens, para que estes possam desenvolver soluções, para colocá-los no mercado, testá-los e fazer negócios que podem criar emprego, gerar rendimento e colocar empresas num patamar superior.

O evento contou ainda com a presença da presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos