Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina: Acordo tripartido garante alimentação saudável para alunos de Ribeira da Barca

Assomada, 30 Mai (Inforpress) – Os alunos do agrupamento escolar da Ribeira da Barca, no concelho de Santa Catarina (Santiago), passam a partir de hoje a beneficiar de uma alimentação saudável e rica em proteínas, com a introdução do peixe na alimentação escolar.

O financiamento deste projecto é fruto de um acordo tripartido entre a Direcção-geral dos Recursos Marinhos, Delegação do Ministério da Educação (ME) de Santa Catarina e a Associação dos Pais e Encarregados de Educação da Ribeira da Barca (APEERB), rubricado hoje na vila de Ribeira da Barca, no concelho de Santa Catarina, no interior de Santiago.

Na ocasião, a directora-geral dos Recursos Marinhos, Vera Gominho, disse que este acordo se enquadra no âmbito do “Projecto de Implementação do Programa de Acção Global em Segurança Alimentar e Nutricional nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS)”, financiado pela FAO, integrada dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030).

O projecto, orçado em 2.500 contos, conforme esta responsável , tem como finalidade garantir a segurança alimentar nas escolas, neste caso no agrupamento da Ribeira da Barca, em que disse acreditar que vai diminuir a taxa do abandono escolar e também trazer ganhos para a saúde das crianças.

Segundo a mesma fonte, tendo em conta que os membros da APEERB são na maioria pescadores, que têm oferecido de forma gratuita os pescados para abastecer as cantinas escolares do agrupamento escolar da Ribeira da Barca, estes também vão beneficiar de acções de formação e sensibilização juntamente com as cozinheiras das cantinas escolares sobre o pescado.

Prevê-se ainda a entrega de materiais para manuseamento e conservação de pescado para o agrupamento da Ribeira da Barca.

Por sua vez, o delegado do ME de Santa Catarina, Pedro Monteiro, que lembrou que este projecto que teve inicio há dois meses, cujo protocolo foi hoje firmado, destacou o contributo dos membros da APEERB na melhoria das refeições quentes das escolas de Santa Catarina, destinadas aos alunos de 1º ao 8º anos, fornecendo ovos e pescados.

Sobre o pescado, disse que em caso de excedente, o mesmo vai ser levado para a Residência Estudantil de Assomada para ser conservado e depois será partilhado com demais agrupamentos escolares do concelho.

Ou seja, ajuntou que esta iniciativa da associação da Ribeira da Barca vai beneficiar alunos de todo o município de Santa Catarina.

Os membros da Associação dos Pais e Encarregados de Educação da Ribeira da Barca mostraram-se disponíveis em continuarem a ajudar a escola local e outras daquele município do interior de Santiago.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos