Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santa Catarina acolhe de 24 a 26 deste mês VII Encontro Técnico da Rede Temática Protecção Civil da UCCLA

Assomada, 21 Out (Inforpress) – O município de Santa Catarina (Santiago) acolhe de 24 a 26 deste mês, o VII Encontro Técnico da Rede Temática Protecção Civil da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

O evento, da responsabilidade da UCCLA, Câmara Municipal de Cascais e dos municípios de Santa Catarina e de Santo Antão, inclui a apresentação de temas importantes, por especialistas, relativos às catástrofes naturais, seguido de debates e reflexão conjunta, visando uma partilha de experiências.

Os dois primeiros dias serão dedicados a formações, sendo que no primeiro (24) vai estar no centro das discussões “Protecção Civil em Cabo Verde e na região Norte da ilha de Santiago”, “Riscos costeiros e sistema de aviso e alerta de Tsunami”, “Sistemas de evacuações de pessoas em ocorrências: inundações, ondulações e queda de rochas”, “O fenómeno erosivo e as habitações nas encostas e proximidades das ribeiras”, “Cheias e inundações” e “Planeamento, gestão de risco e emergência”.

No segundo dia, 25, dedicado, igualmente, à formação, os trabalhos vão incidir sobre os “Incêndios Florestais: prevenção, comunicação, coordenação e ataque inicial” e “Desencarceramento e técnicas de primeiros socorros”.

Já o terceiro dia (26) será dedicado a visita guiada às localidades de Rincão (Baixo Lá), Ribeira dos Engenhos, Banana Semedo, Parque Natural de Serra Malagueta, exposição de meios e recursos dos Serviços da Protecção Civil e Bombeiros da Região Norte da ilha de Santiago e ainda desfile de viaturas e simulacros (desencarceramento e outros).

À semelhança de Santa Catarina, a ilha de Santo Antão recebe, também, durante três dias (29 a 31) acções de formação e visitas ao terreno, visando a valorização e capacitação dos operacionais da Protecção Civil.

“Ordenamento e gestão florestal” (29) e “Incêndios florestais: prevenção, comunicação, coordenação e ataque inicial”, “Cheias e inundações e movimento de vertente (Queda de Rochas)” e “Sistema Integrado de Operações, Protecção e Socorro (SIOPS)” (30), são os temas que vão estar em discussão e análise durante os dois primeiros dias.

Já o dia 31 e último dia do Encontro Técnico será dedicado a uma visita guiada de campo/estudo ao perímetro florestal do Planalto Leste.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos