Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Sal: VerdeFam prepara adolescentes a enfrentar mudanças comportamentais e emocionais

Cidade da Praia, 23 Jul (Inforpress) – A adolescência é uma fase de transformações rápidas, com início da puberdade, que desempenha um papel importante nos jovens por trazer consigo mudanças comportamentais e emocionais implicando assim formação para melhor gerir os conflitos, afirma Olavo da Luz.

A formação, de acordo com o coordenador do Centro da Associação Cabo-verdiana para a Proteção da Família (VerdeFam) da ilha do Sal, em declarações à Inforpress, acontece no âmbito do encontro formativo a ser realizado hoje, sexta-feira, com crianças adolescentes de 10 a 14 anos para falar da puberdade, crescimento e desenvolvimento e da campanha “STOP: Não Tocas no Meu Corpo”.

“É a faixa etária que inicia a puberdade com uma série de interrogações sem ter quem os explique o porquê das mudanças comportamentais e emocionais, sobre o porquê do período menstrual, mudança do corpo e da voz, bem como a saúde sexual e reprodutiva”, disse, afirmando que a equipa da VerdeFam sentiu necessidade de empoderar os adolescentes para que possam transmitir os ensinamentos aos colegas.

Segundo disse, neste tempo de férias aproveitam para formar crianças adolescentes da ilha com informações sobre a matéria visto terem constatado que a maioria dos pais não falam desses temas com os filhos.

Para isso, esclareceu, que o ginecologista do centro da VerdeFam irá explicar às meninas sobre o aparelho reprodutivo e toda a sua implicação na puberdade, o ciclo menstrual e outros. 

“Com isso queremos dar-lhes oportunidades de terem conhecimentos que é fundamental para a formação da identidade, a construção de uma sensação de pertencimento ao mundo e a capacidade de fazer escolhas vocacionais”, finalizou.

No encontro serão debatidos temas como puberdade, o crescimento e desenvolvimento, aspectos relacionados com a campanha “STOP: Não Tocas no Meu Corpo” e será distribuído aos participantes materiais informativos e de higiene íntima.  

Além de querer empoderar as meninas adolescentes, a VerdeFam almeja, por outro lado, que este público seja multiplicador da informação junto dos colegas e tenham uma conversa mais aberta com os pais.

PC/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos