Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Sal: “Sal Encena” estende festa do teatro para a cidade dos Espargos e escolas do EBI

 

Espargos, 12 Mai. (Inforpress) –  A V Edição do Festival Nacional de Teatro, “Sal Encena”, arranca esta quinta-feira no Centro Cultural de Santa Maria, trazendo este ano a festa do teatro também para a cidade dos Espargos e diferentes escolas do EBI.

Promovido pelo Grupo de Teatro Dja d’Sal, agora denominado Associação Cultural e Teatral Dja d’Sal, em parceria com o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal, também com o apoio da Empresa de Segurança Aérea (ASA), o festival de teatro vai reunir na ilha turística 38 actores de diferentes ilhas do arquipélago.

Assim, sob o lema “Teatre sabim na dja d’Sal” juntam-se aos actores do Sal, comediantes vindos de São Vicente, Boa Vista, Santiago, São Nicolau, e um grupo de Portugal, para movimentar a ilha durante quatro dias de muita gargalhada no Centro Cultural da cidade turística de Santa Maria, estendendo-se as actuações, pela primeira vez, aos Espargos, nos palcos do Cine Asa e auditório da Academia do Académico.

“Infelizmente, ainda não conseguimos levar o teatro para Palmeira e Pedra de Lume, por razões financeiras, associada também à falta de infra-estruturas naquelas localidades, para o efeito. Mas um dia havemos de ali chegar”, almejou Victor Silva, promotor do evento, hoje em conferência de imprensa.

Orçado à volta de um milhão de escudos, mas, segundo Victor, não se conseguiu atingir nem 50 por cento desse montante, a V Edição do Festival Nacional de Teatro Sal EnCena homenageia este ano o Hotel Morabeza, com medalha de excelência, pelo contributo que tem dado em prol do desenvolvimento do teatro na ilha.

Depois de Mindelact, o “Sal Encena” é o segundo festival nacional de teatro, em Cabo Verde, por isso, o actor e encenador volta a apelar às empresas, aos salenses a apoiarem o evento por forma a permitir maior brilho à festa do teatro na ilha turística.

O festival arranca na noite desta quinta-feira na cidade turística de Santa Maria a partir das 20:00, entretanto, a anteceder os dias da festa das artes cénicas, vinham sendo desenvolvidas uma série de entretenimentos culturais.

Ao todo vão ser apresentadas dez peças, incluindo infantis, onde o grupo Dja d´Sal vai exibir uma comédia intitulada “A nossa maneira”.

Aguardando casa cheia, Victor espera que esta V edição do Festival Nacional de Teatro, que dos sete grupos conta cinco estreantes, seja também um sucesso à semelhança dos anos anteriores.

“Embora não tenhamos atingido o orçamento, julgo que vai ser um dos melhores festivais de teatro realizado até agora no Sal”, enfatizou Victor Silva, agradecendo a todos os patrocinadores que tornaram possível mais esta edição.

 

À margem do festival de teatro decorre também no Centro Cultural de Santa Maria uma exposição de sandálias alberkas, fabricadas pelo artesão Beto Diogo, que se associou ao evento.

SC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos