Sal: PN dispõe 200 efectivos no terreno para garantir maior segurança aos cidadãos na quadra festiva (c/áudio)

Espargos, 20 Dez. (Inforpress) – A Polícia Nacional (PN), no Sal, arrancou com a “Operação Natal e Ano Novo”, intensificando as acções policiais com 200 efectivos no terreno, visando garantir maior segurança e tranquilidade dos cidadãos e bens, nesta quadra festiva.

O plano operacional “Natal e Fim de Ano em Segurança”, que vem sendo posto em prática desde o dia 05 Dezembro, com operações desenvolvidas, principalmente, na cidade de Santa Maria, vai prolongar-se até 05 de Janeiro de 2019, contando com a colaboração da segurança privada, Forças Armadas e da Polícia Judiciária.

“Temos a envolvência de todo o efectivo do Comando Regional, isto é, das duas ilhas, Sal e São Nicolau, com a colaboração de todos os ramos policiais. O objectivo do plano é garantir, sempre, a segurança das pessoas e dos seus bens”, assegurou o comandante Orlando Évora.

As actuações vão incidir-se no reforço do patrulhamento auto e apeado, em todos os centros urbanos e zonas periféricas, na fiscalização do trânsito rodoviário, entrada e saída de pessoas nos postos de fronteira, aérea e marítima, intensificar a vigilância e o controlo de acesso às zonas destinadas ao embarque e desembarque internacionais.

Considerando a extensão das praias de Santa Maria, o comandante Évora disse que vai ser dado, igualmente, especial atenção a essa área.

A mesma fonte concretizou que a principal preocupação é manter uma presença constante dos efectivos, nos pontos mais sensíveis, de maior concentração de pessoas, em função das necessidades de cada zona e localidade, e também dos meios disponíveis.

Todavia, esclarece que para garantir essa segurança que se pretende, para além da escala normal, há um esforço suplementar dos efectivos por forma a prevenir situações ou ocorrências graves, para que as pessoas vivam o ambiente de festa com tranquilidade.

“Em primeiro lugar a polícia tem que ter uma postura preventiva, proactiva, de grande discrição da sua actividade, de modo a reduzir a acção dos prevaricadores, e garantir que as festividades do Natal e Fim do Ano decorram da melhor forma. Que as pessoas e bens sejam protegidos”, frisou.

Quanto à situação de criminalidade na ilha do Sal, Orlando Évora disse que os dados falam por si, tendo-se registado, conforme assegurou, uma diminuição à volta de 40 por cento, comparado com os anos anteriores.

Desejando a todos festas felizes e um próspero Ano Novo, o comandante fez um apelo a cada indivíduo e cidadão no sentido de ponderarem as suas acções e comportamento, desempenhar o seu papel, exercer a cidadania, visando um ambiente festivo tranquilo.

SC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos