Sal: Pescadores “felizes e mais confiantes” para se fazerem ao mar em embarcações fibradas

Espargos, 14 Set (Inforpress) – Os pescadores da localidade da Palmeira, no Sal, manifestaram-se hoje “felizes e mais confiantes” para se fazerem ao mar em embarcações vibradas, cuja entrega foi feita hoje pelo ministro do Mar, Abraão Vicente.

Um grupo de quatro pescadores da localidade da Palmeira recebeu seus botes já fibrados, conferindo assim “mais estabilidade” durante a faina, cuja intervenção contou com o apoio do Ministério do Mar.

Ao todo são 12 embarcações de pesca artesanal na ilha que deverão passar por este processo de fibragem, financiado “integralmente” pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas, no valor de mais de um milhão de contos.

Na sua intervenção de ocasião, Abraão Vicente explicou que se trata de um projecto de fibragem de botes, em todo o País, legalizados e a exercer a actividade económica, por forma a dar condições de segurança e de trabalho aos marítimos e respectivas famílias.

“Quando assumi o Ministério do Mar a frase que mais ouvi dos pescadores, em todas as ilhas, é que um pescador com seu bote não precisa do Governo”, ao que concordou, referindo que este acto simbólico é uma forma de dar autonomia aos pescadores, sustentabilidade às famílias e formalizar um sector que tem contribuído, conforme sublinhou, para a segurança alimentar em Cabo Verde.

“É um momento simbólico, mas acredito importante, um projecto pequeno que ganha grandes dimensões pelo número de famílias que vai beneficiar”, enfatizou o governante.

Satisfeito estava também o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, para quem a fibragem dos botes era de facto uma necessidade e exigência dos pescadores, hoje materializada, no momento das celebrações do dia do Município do Sal, assinalado a 15 de Setembro.

“A entrega dos botes fibrados acontece numa boa altura. Palmeira é campeão nacional de futebol, também temos que fazer alguma coisa para beneficiar os pescadores da comunidade”, declarou o autarca.

Por sua vez, o presidente da Associação de Pescadores da Palmeira, José Livramento, agradeceu o apoio na realização de fribragem de botes, contemplando pescadores que mais necessitavam e não tinham recursos para este tipo de intervenção nos seus botes.

“Com a fibragem desses botes está-se a beneficiar as famílias de cada pescador, dando-lhe mais segurança e estabilidade no seu ganha-pão. Trata-se de um projecto colectivo, que vai abranger toda a gente. Muito obrigado, estamos no bom caminho”, enfatizou.

Logo à noite, aproveitando a sua deslocação ao Sal, Abraão Vicente deverá proceder também à inauguração da Casa de Pescador de Santa Maria, cujo projecto foi cofinanciado pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas, no valor de quatro mil e quinhentos contos.

SC/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos