Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Sal: Ministra Maritza Rosabal diz que Projecto Nôs Kasa é um modelo que tem que ser replicado

Santa Maria, 7 Jan (Inforpress) – A ministra da Educação disse durante uma visita ao espaço “Nos Kasa“, na ilha do Sal, que este projecto de inclusão social tem que ser replicado em outras ilhas do País.

Maritza Rosabal entrou hoje no segundo de dois dias de visita ao Sal para “tomar pulso” da situação da educação e de algumas instituições sob sua tutela  e auscultar, sobretudo, as preocupações dos docentes.

“Foi o nosso projecto-piloto em termos de fazer alguma coisa que permitisse a inclusão social a vários níveis. Reunimos o pessoal do Ministério da Educação e do Ministério da Família para tentar construir um projecto que fosse integrado e que tivesse diversas valências”, explicou.

Segundo a governante, a reabilitação continuará sendo feita de modo a criar condições para tornar este espaço “muito melhor”, já que a criação do projecto trouxe “ganhos e serviços” que respondem às necessidades da população.

“E fortalecer os serviços com mais recursos humanos, que se impõem pelo dinamismo que se alcançou. Este é um exemplo que temos que replicar”, reiterou a ministra, realçando, por outro lado, a existência de dois centros de cuidados, construídos de raiz, sendo um na Cidade da Praia, para crianças com paralisia cerebral, e outro no Tarrafal.

Efectivados, conforme disse, em parceria com as respectivas câmaras municipais, Martitza Rosabal anunciou, também, a construção de um novo projecto na cidade de Santa Maria, comportando várias valências, a ser edificado no ex-centro integrado, na localidade turística.

O projecto de inclusão social Nôs Kasa tem como lema “Criança fora da rua, dentro da escola”.

É um espaço que funciona na escola Kim Barbosa, em Santa Maria, abrangendo as mais diversas áreas, desde apoio a idosos, aulas de dança, jardim infantil, creche, aulas de recuperação, consultas médicas de oftalmologia e dentárias, educação para adultos e uma rádio comunitária.

CF/SC//AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos