Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Sal: Mesa redonda sobre financiamento para desenvolvimento em África inaugura Conferência Económica Africana

Cidade da Praia, 01 Dez (Inforpress) – Uma mesa redonda de alto nível, tendo como tema “O financiamento é uma prioridade de desenvolvimento para África”, vai inaugurar a Conferência Económica Africana a ter lugar de 02 a 04, na ilha do Sal.

O evento, que reúne chefes de Estado de vários países africanos e especialistas da área económica e financeira, é promovido pelo Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) em parceria com a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA, na sigla em inglês) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A mesa redonda, de acordo com a organização, visa discutir as opções inovadoras e sustentáveis para financiar a trajectória de desenvolvimento da África no pós-covid.

Será também momento para os chefes de Estado partilharem as suas perspectivas sobre as oportunidades de renovar os modelos de financiamento do desenvolvimento de África.

Vão ainda ser discutidas iniciativas para aumentar a mobilização de recursos internos e melhorar as respostas regulamentares às fontes de financiamento emergentes e inovadoras, incluindo os mercados financeiros internacionais e o financiamento digital.

Em cima da mesa estarão também estratégias para aumentar a transparência do sistema financeiro mundial através do reforço da regulação e supervisão de mercados financeiros sub-regulamentados e da redução dos riscos sistémicos dos sistemas bancários e de bancos-sombra.

Como é que a África pode melhorar a sustentabilidade da sua dívida e sair da dívida, como pode o continente mobilizar melhor os recursos naturais e outros recursos internos, bem como lutar contra os fluxos financeiros ilícitos para melhorar o financiamento do seu desenvolvimento são outras questões que estarão sobre a mesa.

A mesa redonda, marcada para às 09:30, contará com as intervenções do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, do ministro das Finanças da República Democrática do Congo, Nicolas Kazadi e do ministro das Finanças e Planeamento da Tanzania, Mwigulu Lameck Madelu.

Intervirão, igualmente, o ministro das Finanças e Planeamento do Kenya, Ukur Yatani, e a embaixadora do Senegal em Cabo Verde, Mariéme Ndiaye.

A mesa redonda será seguida de diálogo de alto nível dos parceiros de desenvolvimento, tendo como tema “re-imaginando o financiamento do desenvolvimento, o papel das instituições e parceiros de desenvolvimento”.

Já a abertura da conferência, marcada para às 08:30, vai ser presidida pelo chefe de Estado cabo-verdiano, contando também com os discursos do administrador do PNUD, do vice-presidente do Grupo BAD Kevin Urama, e da subsecretária-geral e secretária executiva da UNECA, Vera Songwe.

De acordo com o programa, durante os três dias de trabalho vão ser realizadas mais de uma dezena de eventos entre mesa redonda, diálogo de alto nível, sessões plenárias, sessões paralelas e eventos especiais.

MJB/CP

Inforpress/fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos