Sal: Jorge Carlos Fonseca recebe homólogo angolano e trocam impressões durante jantar na cidade de Santa Maria

Espargos, 25 Jan (Inforpress) – O presidente da República Jorge Carlos Fonseca receberá logo à noite, no Sal, o seu homólogo angolano, João Lourenço, devendo durante o jantar, em Santa Maria, abordar assuntos de natureza política e as relações entre os dois países.

Depois de se ter privado hoje, a hora do almoço, com o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve de passagem na ilha, a caminho do Panamá, para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que concentra milhares de peregrinos naquele país sul-americano, Jorge Carlos Fonseca vai encontrar-se também, esta noite, com o presidente angolano João Lourenço.

Segundo o presidente da Nação cabo-verdiana, é “uma feliz coincidência” receber dois presidentes de dois países da CPLP aqui no Sal, dois países amigos e dois presidentes amigos.

“É um país também muito amigo de Cabo Verde, um país importante da CPLP, e para nós também é um prazer recebermos mais uma vez João Lourenço. Suponho que num ano de mandato é a terceira ou quarta vez que vem a Cabo Verde. É um bom sinal”, sublinhou”, informando que este ano, “muito provavelmente”, João Lourenço fará uma visita de Estado ao país.

Durante essa escala de algumas horas na ilha turística, Jorge Carlos Fonseca disse que o momento será aproveitado para falarem das relações entre Cabo Verde e Angola, a comunidade cabo-verdiana em Angola, os problemas da CPLP, dossiês considerados “importantes” na presidência cabo-verdiana da CPLP, nomeadamente o da mobilidade, entre outras impressões que têm a ver com a comunidade de países de língua portuguesa.

“Portanto, será sempre um gosto estar com ele, estaremos a jantar juntos. E é uma feliz coincidência receber, aqui no Sal, dois presidentes amigos, de dois países amigos”, realçou.

SC/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos