Sal: Jogos escolares do Ensino Básico permitem descobrir “grandes talentos” nas diferentes modalidades – responsável

Espargos, 19 Mar (Inforpress) – A delegada do Ministério da Educação na ilha do Sal, Márcia Graça, considerou hoje que a realização dos jogos escolares do Ensino Básico permite descobrir, a cada edição, “grandes talentos” nas diferentes modalidades em competição.

Márcia Graça fez estas considerações no âmbito da XI edição dos Jogos Escolares Regionais do Ensino Básico que arrancaram na manhã de hoje, no estádio Marcelo Leitão, e durante três dias, com a participação de 350 alunos nas modalidades de atletismo, masculino e feminino, andebol feminino e futebol masculino.

Este ano estão em disputa dois grandes agrupamentos, isto é, alunos do Complexo Educativo Manuel António Martins (CEMAM – Santa Maria), e do Liceu Olavo Moniz (ESOM – Espargos), do 5º ao 8º ano.

“Efectivamente, a cada edição vamos encontrando alunos com grandes talentos e aptidão para o desporto. E, a partir daí, desenvolver neles o verdadeiro espírito de desporto e competição”, observou a delegada escolar local, destacando a importância do desporto na vida dos alunos, não só para a parte social e cultural, conforme disse, mas “essencialmente” desportiva.

“Isto é, competir de forma saudável, respeitando o outro, os colegas das outras equipas (…) transformando-se, assim, em bons desportistas, futuramente”, sublinhou.

Por sua vez, o vereador da câmara municipal que tutela os pelouros da Juventude, Desporto e Educação, Euclides Silva, apelou também ao fair Play, já que os jogos escolares, sintetizou, são um projecto “ambicioso e lindo”, realizados em estreita parceria com a Câmara Municipal do Sal.

“O desporto, de facto, inicia-se na escola, e estamos empenhados em massificá-lo cada vez mais. Além dessa parceria, temos um programa a nível do nosso plano, de promoção e incentivo à prática do desporto nas escolas”, disse, referindo-se ao acordo de parceria com as associações regionais de xadrez e ténis, contando também trabalhar com associações de outras modalidades.

Esta edição dos jogos escolares conta com a mascote dos Jogos Africanos de Praia Sal 2019, Kretcheu, já um símbolo “querido” da população do Sal.

Para marcar a sua proximidade com a comunidade local estará presente também noutros acontecimentos desportivos da ilha durante este mês de Março, culminando com “um grande evento” no final do mês.

Kretcheu estará na linha da frente no arranque dos Jogos Escolares a acontecer no estádio Marcelo Leitão, e durante toda a jornada desportiva, até o final da competição, participando na entrega dos prémios.

A XI edição dos Jogos Escolares na ilha do Sal decorre até o final da manhã de quinta-feira com entrega de prémios, e à semelhança das edições anteriores, espera-se contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do desporto infantil.

A iniciativa, que já consta do programa anual da Delegação do Ministério da Educação no Sal, visa não só incentivar a prática da educação física, mas também promover valores como sã competição, disciplina e fair-play.

SC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos