“Sal é especial e determinante para o desenvolvimento de Cabo Verde” – ministra (c/áudio)

Espargos, 20 Nov (Inforpress) – A ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, considerou hoje, durante a cerimónia de investidura dos órgãos municiais do Sal, que a ilha é “especial e determinante” para o desenvolvimento de Cabo Verde.

“Especial porque nesta ilha está o principal motor de desenvolvimento e crescimento económico do país, o turismo”, sustentou a governante, acrescentando que, por este motivo, o Governo tem trabalhado para melhorar as condições de vida para todos que cá vivem.

“O Governo não tem poupado esforços no sentido de promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo, com maior potencial de crescimento e de criação de riqueza”, sublinhou, enunciando os “inúmeros investimentos”, realizados nos últimos anos, destacando o Centro de Saúde de Santa Maria, construída de raiz.

“Para servir, em primeiro lugar, a população de Santa Maria, e em segundo lugar, aqueles que nos visitam. O Centro de Santa Maria foi durante algum tempo, um investimento muito esperado pelos salenses. Está bem equipado e com todas as condições para oferecer um melhor serviço”, reforçou a titular da pasta da Justiça e Trabalho.

Fazendo também referência a outros investimentos na ilha turística, nomeadamente requalificação e reabilitação dos bairros de Alto Santa Cruz e Alto São João, a nível de água e saneamento, entre outras obras, Janine Lélis frisou que estes investimentos representam o “forte compromisso” do Governo para com esta ilha.

“Compromisso este que continuará a ser reforçado. É nesta linha e com este nível de engajamento que o Governo continuará a trabalhar para que juntos continuemos a desenvolver a ilha do Sal, tornando-a cada vez mais actrativa ao turismo e ao investimento”, manifestou.

Janine Lélis concluiu a sua intervenção felicitando uma vez mais aos novos eleitos municipais, desejando sucessos nesta missão, contando com a sua contribuição no desenvolvimento e engrandecimento da ilha.

A cerimónia de investidura dos órgãos municipais – Câmara Municipal e Assembleia Municipal -, para o quadriénio de 2020/2024, ocorreu num dos hotéis da cidade de Santa Maria, perante presença de representantes de instituições públicas e privadas, classe empresarial, entre outros convidados, seguido de almoço de confraternização.

As eleições autárquicas foram concluídas no Sal, com uma taxa de abstenção de 44 por cento (%), equivalente a 8.296 eleitores, num universo de 18.701 inscritos.

De acordo com os dados, o Movimento para a Democracia (MpD) venceu a câmara com 69,8%, dos votos contra 17,2% do PACV e 9,8% do Grupo Independente, enquanto na assembleia municipal o MpD conquistou 12 dos 17 deputados, o PAICV três, e o Independente dois.

Júlio Lopes é o grande vencedor das eleições autárquicas 2020, renovando assim o mandato para administrar a ilha por mais quatro anos.

Na ilha do Sal, concorreram para estas eleições, Albertino Mosso, apoiado pelo PAICV, o grupo Independente – Sociedade em Acção para a Liberdade -, encabeçado por Aldirley Gomes, e o MpD liderado por Júlio Lopes.

SC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos