Sal: Assembleia Municipal promove fórum versando o tema “Turismo e Professores: um compromisso para o futuro”

 

Espargos, 13 Abr (Inforpress) – A Assembleia Municipal (AM) do Sal promove fórum versando o tema “Turismo e Professores: um compromisso para o futuro”, a acontecer este sábado num dos hotéis de Santa Maria, testemunhado pela Ministra de Educação, Maritza Rosaball.

Abordado sobre a pertinência deste fórum, organizado em parceria com a Delegação do Ministério de Educação, local e a Câmara do Turismo de Cabo Verde, Carlos Santos, presidente da Assembleia Municipal do Sal, explicou em declarações à Inforpress, que AM definiu para este mandato um conjunto de acções visando trazer a sociedade civil para a arena das discussões sobre algumas situações relacionadas com a vida da população salense.

Neste âmbito, e considerando que o turismo assume uma importância significativa no desenvolvimento económico do país, este órgão deliberativo lança, como pontapé de saída a realização deste fórum para permitir um momento de diálogo entre os operadores do turismo e os professores.

Nesta medida, pretende-se com esta comunicação, em primeiro lugar, levar uma mensagem esclarecedora sobre o impacto do turismo na economia, na vida das pessoas e na própria sociedade salense e nas outras ilhas, embora que indirectamente.

Ou seja, pôr a nu os grandes números, as estatísticas… por isso que o fórum, disse, tem um painel dedicado a essa matéria, onde se apresenta a cifra turística, o movimento dos hóspedes, os impactos a nível fiscal, a receita fiscal que o Estado tem por causa do turismo, o nível de emprego que o turismo está a gerar nas duas principais ilhas, entre outros aspectos.

Em segundo lugar, explica que esse encontro propõe também munir os docentes de conhecimentos específicos necessários para desempenharem uma acção didáctica integrada e integradora de sua área de conhecimento, enquanto classe que se dedica à formação de jovens e crianças.

“Os professores podem ser um instrumento, um interlocutor fundamental para levar essa informação junto da sociedade civil e formar a nossa população para que, de facto, a sociedade consiga ser amiga do turismo e acolher bem os turistas no nosso país”, sublinhou.

De uma forma global, salienta Carlos Santos, aproximar o turismo da sociedade civil e demonstrar que esta actividade económica ajuda a reduzir a pobreza, é promissora na geração de emprego e renda para as pessoas, resumindo, “traz mais felicidades às pessoas”.

“Devemos ter sempre em atenção que a educação para o turismo é, de facto, um dos pilares fundamentais para que tenhamos um turismo cada vez mais sustentável e inclusivo. Este fórum vai marcar o início de uma caminhada que nós queremos fazer em conjunto”, finalizou o presidente da AM.

SC/FP

Inforpress/Fim

 

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos