Sal/2019: Área de competição de três hectares pronta para receber Jogos Africanos de Praia – visita guiada

Santa Maria, Sal, 13 Jun (Inforpress) – A organização da 1ª edição dos Jogos Africanos de Praia – Sal 2019 garantiu hoje ter tudo pronto na área de competição, na praia de Santa Maria, a 24 horas do início da prova.

A arquitecta Cleissi Neves, do Comité Organizador dos Primeiros Jogos Africanos de Praia (COJAP), disse à Inforpress que o dia de hoje será aproveitado para os “últimos retoques” e para limpeza da área destinada aos jogos, que principiam esta sexta-feira.

A agência Inforpress, ao lado do proprietário da empresa Faísca, César Fortes, que montou toda a estrutura dos jogos, efectuou ao fim da manhã de hoje uma visita ao parque da 1ª edição dos Jogos Africanos de Praia – Sal 2019 e constatou que as estruturas encontram-se todas montadas e que, inclusive, algumas selecções já efectuam os treinos no local dos jogos.

O espaço de três hectares (dava para montar três campos de futebol), vedado, está dividido em três arenas e inúmeras áreas de apoio aos atletas e à organização.

A designada arena 1 é destinada ao futebol de praia, futebol freestyle e andebol de praia e tem capacidade para acolher 3.500 pessoas sentadas, para além de uma zona de apoio às selecções e uma outra vip.

Ao lado encontram-se uma área de exposição das nove ilhas do arquipélago e um restaurante montado numa tenda de 900 metros quadrados com soalho mesas e cadeiras.

À frente do restaurante, nas traseiras da arena 1, portanto, foi montado o parque dos jogos, com palco, onde vão decorrer as sessões de abertura e de encerramento, e que será o pódio para galardoar os vencedores de todas as modalidades.

A arena 2, por seu lado, tem as mesmas características da arena 1, só que com capacidade para duas mil pessoas sentadas, e será destinada às modalidades de ténis e voleibol, ao passo que a arena 3, com capacidade para acolher 1.500 pessoas e destina-se às modalidades de basquetebol 3×3 e karaté.

As três arenas têm campos para aquecimento, mesmo ao lado, e junto ao mar encontra-se a área destinada às modalidades aquáticas.

O parque de jogos é servido ainda por um posto policial, cerca de duas dezenas de WC em contentores, 16 câmaras de segurança, tendas de apoio à organização e ecrãs de alta definição.

Sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), os Jogos Africanos de Praia Sal 2019, contemplam 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol Freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.

Estima-se que estarão no país cerca de duas mil pessoas ligadas aos jogos, que principiam esta sexta-feira, entre atletas, dirigentes e respectivas comitivas, bem como jornalistas de vários países.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos