Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Safende: Conselho de Governação Comunitário aponta segurança comunitária como “desafio urgente”

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – As forças vivas internas e externas do bairro de Safende, presentes hoje na primeira reunião do seu Conselho de Governação Comunitária (CGM), apontaram a segurança comunitária como “um desafio prioritário” e de “carácter urgente”.

Em declarações à Inforpress após o término do CGM, Ivan Moreira considerou a reunião de “positiva” pela participação e contributo de todos os participantes.

“Devido aos últimos acontecimentos em Safende, o CGM, que vai organizar a forma de funcionar, começa a criar pequenas acções para trabalhar a segurança na comunidade”, concretizou.

Neste momento, segundo disse, o Conselho de Governação de Safende está a lançar sementes para poder, a médio e longo prazo, promover ideias e trabalhos no sentido de influenciar políticas públicas e conseguir recursos para melhor ajudar os residentes.

Conforme Ivan Moreira ficou ainda assente um encontro, na próxima semana, com o comandante da Esquadra da Fazenda da Polícia Nacional, que também participou no CGS, para delinear “acções rápidas” a nível de segurança no bairro.

“Nesta primeira reunião não trabalhamos e nem designamos nenhuma estrutura de coordenação do Conselho, pois o nosso objectivo foi sempre trabalhar uma liderança horizontal ou partilhada, mas pretendemos fazer isso no futuro”, explicou, sublinhando que o primeiro encontro foi para dar a conhecer o órgão e apelar a união do bairro.

Ainda segundo Ivan Moreira é momento de se dar “um basta” a situação que vem sendo vivida na comunidade para se trabalhar “de forma mais acelerada o processo de segurança”.

Para isso, disse esperar contar com a participação de todos que constituem a comunidade de Safende.

Participaram no conselho 22 forças vivas, sendo 11 da comunidade de Safende e 11 de instituições que interagem com o bairro, mas que estão fora deste.

A próxima reunião do CGM de Safende foi marcada para o dia 13 de Dezembro.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos