Genebra, 14 Mar (Inforpress) – A Rússia concordou em estender o acordo de exportação de grãos da Ucrânia por 60 dias após conversas com autoridades das Nações Unidas em Genebra na segunda-feira.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Verchinin, anunciou a decisão em um comunicado após liderar uma delegação que se reuniu com funcionários da ONU liderados por Rebeca Grynspan, secretária-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, e Martin Griffiths, subsecretário-geral adjunto para Assuntos Humanitários e coordenador do Socorro de Emergência da ONU.
A Rússia “não se opõe a um novo prolongamento da ‘Iniciativa do Mar Negro’ cuja segunda prorrogação expira em 18 de Março, mas apenas por 60 dias”, disse Verchinin, citado pela Xinhua. “Nossa posição futura será determinada pelo progresso tangível na normalização de nossas exportações agrícolas, não em palavras, mas em acções”, acrescentou.
O acordo assinado em Julho de 2022 e mediado pela ONU e pela Turquia permitiu à Ucrânia, um dos principais produtores e exportadores de trigo do mundo, enviar alimentos e fertilizantes de três de seus portos no Mar Negro.
O acordo envolveu a exportação de 24 milhões de toneladas de grãos e mais de 1.600 viagens seguras de navios pelo Mar Negro, com 55% das exportações de alimentos indo para países em desenvolvimento, de acordo com o site da ONU.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu a prorrogação do acordo durante suas reuniões com líderes ucranianos em Kiev na semana passada. Ele reafirmou na segunda-feira que as Nações Unidas continuam totalmente comprometidas com a Iniciativa de Grãos do Mar Negro, bem como com os esforços para facilitar a exportação de alimentos e fertilizantes russos, de acordo com um comunicado da ONU.
Inforpress/Xinhua
Fim