Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Rússia limita oficialmente viagens de diplomatas norte-americanos no seu território

Moscovo, 10 Jun (Inforpress) – O Governo de Moscovo limitou hoje oficialmente as deslocações de diplomatas dos Estados Unidos no seu território, ao revogar o “Memorando de Entendimento entre os governos da Rússia e dos Estados Unidos sobre ‘Terra Aberta’”.

O decreto, assinado pelo primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, foi hoje publicado no portal de informações jurídicas do Governo russo, em cumprimento a uma proposta de medidas restritivas à mobilidade diplomática norte-americana, formulada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

A Rússia respondeu assim às sanções impostas em 15 de Abril pelo Governo de Joe Biden, que incluíram a classificação de dez diplomatas russos como “pessoas não gratas” e medidas contra funcionários russos, organizações e empresas de espionagem cibernética, por interferência eleitoral em 2020 e pelo papel da Rússia em Ucrânia.

De acordo com a agência espanhola EFE, Moscovo pagou na mesma moeda, expulsando dez diplomatas, apresentando uma ‘lista negra’ de funcionários norte-americanos e anunciando o processo de denúncia do acordo revogado hoje, que regulamenta a mobilidade dos diplomatas para restringir seus movimentos fora da capital do país.

Ao anunciar a lista de sanções, o Ministério das Relações Exteriores acusou os Estados Unidos de apostarem numa “degradação contínua das relações” e numa política de “contenção de Moscovo”, e advertiu que tentar dialogar com a Rússia “partindo de uma posição de força” resultará em “consequências terríveis”.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou ainda que, se a actual “troca de cortesias” continuar, Moscovo vai pedir a Washington que reduza de 450 para 300 o número de diplomatas em território russo.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos