Cidade da Praia, 04 Mai Abr (Inforpress) – A Escola Secundária Amor de Deus recebeu hoje um donativo de 521 livros didáticos entregues pelo Rotary Clube da Praia, destinados ao reforço e melhoria do acervo bibliográfico, cujo objetivo assenta na massificação da leitura nos recintos escolares.
Segundo o presidente do conselho directivo do clube, José Rebelo, o acto, que ocorreu por ocasião da visita do governador do Rotary Internacional District 9101 para se inteirar do funcionamento dos clubes em Cabo Verde, insere-se no âmbito dos projectos humanitários desenvolvidos em parceria com o Rotary Clube de Ponte da Barca de Portugal, visando estimular programas de leitura e educação nas comunidades.
A primeira parcela, lembrou, foi entregue aos serviços penitenciários para a reinserção dos reclusos em fevereiro deste ano, esclarecendo que o intuito é contribuir para o Plano Nacional de Leitura e aumentar a possibilidade “das pessoas que não têm condições de adquirir livros no mercado”.
Conforme explicou, este projecto aufere de “múltiplas linhas de orientação” sobretudo na escolaridade dos reclusos, sendo que “uma boa faixa abandona a escola muito cedo”, perspectivando que após concluírem as penas estejam melhores capacitados para se inserirem na sociedade evitando assim retornar aos sistemas penitenciários.
José Rebelo adiantou ainda que no final do mês vão proceder à entrega de “praticamente a mesma quantidade” à Escola Secundária Manuel Lopes, na Calabaceira, que oferece cursos extracurriculares para as pessoas que se encontram fora do ensino educativo.
Relativamente às acções do clube, a mesma fonte avançou que para além de cooperarem no projecto jardim de infância em São Martinho, tem implementado diversas iniciativas no sector da saúde.
“Temos também na mesma localidade um centro de saúde que faz atendimento frequente há todos os membros da comunidade, pelo menos uma vez por mês, e neste momento em parceria com o nosso companheiro doutor Muniz, estamos a reforçar inclusive a participação e presença do Rotary” apontou, realçando a instalação, para breve, de um equipamento que permite realizar exames de ecografia aos pacientes do centro.
Para a directora da Escola Amor de Deus, irmã Maria Duarte, a instituição recebe “com muito agrado” a oferta, sublinhando que a leitura é muito especial na vida da escola e dos estudantes, adiantando que inclusive tem criado “pequenos clubes e grupos de leitura” com idas às bibliotecas para incentivar esta prática.
“Todos nós sabemos a importância de novos conhecimentos, melhorar o vocabulários, estimular para reflectir, pensar, criatividade, imaginação, leitura tem valias incríveis numa escola”
Garantiu que apesar do fraco interesse dos estudantes cabo-verdianos pela leitura, na ESAD a realidade é outra pois grande parte dos alunos “gostam de ler”.
A mesma avançou que pretendem substituir os livros que não estão a ser utilizados pelos títulos “mais recentes” oferecidos pelo Rotary Clube da Praia, reiterando que vão oferecer às escolas filiadas.
LT/AA
Inforpress/Fim