Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Rosa de Porcelana Editora apresenta livro “Cesária Évora” em Santo Antão

Cidade da Praia, 10 de Jan (Inforpress) – A Rosa de Porcelana Editora dedica o ano 2021 a ‘Diva dos Pés Descalços’ iniciando o tributo no dia 17 com a apresentação na Ribeira Grande, Santo Antão, do livro “Cesária Évora” da autoria da polaca Elzbieta Sieradziñska.

A biografia da ‘diva dos pés descalços’ que já se encontra traduzida em português, vai segundo Filinto Elísio, servir para que a editora promova uma homenagem a Cesária Évora, em 2021, pois neste ano se assinala 80 anos do seu nascimento e 10 anos do seu falecimento.

“O lançamento vai ser acompanhado por momentos de lembrança e inicia no dia 17 de Janeiro, em Santo Antão, isso para recordar que a mãe da cantora era de Ribeira da Torre, enquanto no dia 22 será a vez do Mindelo (sua terra natal) por ser o dia de São Vicente”, disse.

Em declarações à Inforpress, Filinto Elísio disse que estão programados lançamentos na Praia e em Lisboa, durante o mês de Fevereiro, e em Paris, no mês de Março.

O ano 2021, que será dedicado a Cesária Évora, será também celebrado, segundo o responsável da Rosa de Porcelana Editora, por várias conferências sobre a cantora e a música de Cabo Verde em diversas paragens do mundo.

A edição “Cesária Évora” foi traduzida do polaco (original) para o português pelo Professor Wlodzimierz Szymaniak, coadjuvado pelo professor Manuel Brito-Semedo, através de uma bolsa de tradução atribuída à Rosa de Porcelana Editora pela Direcção do Livro da Polónia.

“O livro Cesária Évora é uma das importantes biografias feitas sobre a diva maior da música cabo-verdiana, falecida em 2011. A sua leitura permitirá conhecer Cesária Évora para além das luzes da ribalta, nos bastidores, no dia-a-dia e na intimidade, uma preciosa contribuição da crítica genética sobre esta grande artista”, realçou Filinto Elísio.

A Rosa de Porcelana Editora pretende em 2021, lançar novos livros com o objectivo de chegar a 70 títulos, realizar a 4ª edição do Festival de Literatura-Mundo do Sal e fazer a sua extensão a Portugal, Itália e Brasil.

PC/HF

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos