Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Rivelino Lima e Bruno Fernandes representam São Vicente na prova nacional de natação

Mindelo, 12 Dez (Inforpress) – Os atletas Rivelino Lima e Bruno Fernandes, que foram os dois primeiros classificados na eliminatória regional realizada na manhã de hoje na praia da Laginha, vão representar São Vicente no campeonato nacional, na cidade da Praia.

Com o tempo de 56 minutos e 39 segundos, o mindelense Rivelino Lima, de 33 anos, arrecadou o primeiro lugar na prova, que iniciou por volta das 10:30 com a participação de apenas quatro atletas masculinos.

Segundo o mesmo avançou à Inforpress e à Televisão de Cabo Verde (TCV), foi uma prova “um pouco difícil” devido também ao pouco tempo para preparação.

“Eu soube a última da hora e só tive três dias de treino, mas mesmo assim consegui”, disse Rivelino Lima, que espera conseguir o primeiro lugar do campeonato nacional, que se realiza no próximo sábado, 19, na cidade da Praia.

O outro representante da ilha de São Vicente vai ser Bruno Fernandes, 25 anos, que terminou com o tempo de 62 minutos e 40 segundos.

O sargento das Forças Armadas, que disse estar a praticar natação há três anos desde que veio cumprir o serviço militar em São Vicente,  também reclamou do pouco tempo para preparação, que afectou a sua prestação na competição de três mil metros, realizada nas limitações da praia da Laginha.

“Ainda assim consegui dar o meu máximo, e espero esforçar-me mais para a próxima conseguir o primeiro lugar”, assegurou a atleta, que quer alcançar o objectivo de estar entre os três primeiros no nacional.

O pódio da prova regional ficou completo com Marino dos Santos, com 69.50, que não participa no campeonato da Praia, mas recebeu uma medalha e ainda um prémio monetário destinado aos três primeiros lugares, com 10 mil escudos, sete mil e três mil escudos, respectivamente.

Em último lugar ficou Leonardo Ramos, que disse à Inforpress ter apostado somente na participação devido aos poucos dias tidos para preparação.

Da parte da organização, o vice-presidente da Associação Regional de Natação de São Vicente, David Monteiro, considerou ter sido uma “boa prova”, apesar da fraca participação, motivada pela pandemia e pela ponderação que fizeram para realizar a competição.

O responsável adiantou que tiveram a desistência de mais dois atletas, por “motivos de força maior”, mas esperam que no próximo ano “as coisas melhorem” e tenham “mais participações e melhor preparação” dos nadadores.

Isto, porque, segundo a mesma fonte, a associação vai apostar numa melhor calendarização das provas, que devem ser realizadas com mais frequência.

“A faceta competitiva tem que ser mais frequente para os atletas estarem sempre preparados e com ritmo e que outras pessoas descubram a natação como desporto”, considerou David Monteiro, que espera organizar uma competição, quem sabe, daqui há dois meses.

O campeonato nacional, que se realiza na cidade da Praia, tem o percurso de cinco mil metros.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos