Ritmo de crescimento económico abrandou no quarto trimestre 2020 – INE

Cidade da Praia, 12 Fev (Inforpress) – O ritmo de crescimento económico abrandou no quarto trimestre de 2020, registando o valor mais baixo dos últimos 22 trimestres consecutivos, conforme resultados do inquérito de conjuntura aos agentes económicos, divulgados hoje pelo INE.

A informação consta nos resultados do inquérito de conjuntura aos agentes económicos, divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), apontando que o “clima de negócios é desfavorável”.

Os dados mostram que no sector do comércio em estabelecimentos, o indicador de confiança situa acima da média da série, mantendo no mesmo nível do trimestre homólogo, dando sinais de que a conjuntura no sector é favorável.

De acordo com o INE, no decorrer do quarto trimestre de 2020, os inquiridos apontaram a insuficiência da procura, o excesso de burocracia e as regulamentações estatais como os principais constrangimentos do sector.

No sector do turismo, aponta que no segundo trimestre 2020, o indicador de confiança manteve a tendência descendente dos últimos trimestres, registando o valor mais baixo dos últimos 21 trimestres consecutivos.

No que refere à construção, a conjuntura no sector é desfavorável, com os empresários a apontarem  a insuficiência da procura e outros fatores (sobretudo os relacionados com a pandemia de covid-19 como sendo os principais obstáculos do sector nesse trimestre.

A indústria transformadora manteve a tendência descendente do último trimestre, registando o valor mais baixo desde início da série, pelo que a conjuntura no sector é desfavorável, sendo as implicações da pandemia as principais causas dessa situação adversa.

O inquérito de conjuntura é um instrumento efectivo de análise e interpretação da evolução da actividade económica no curto prazo e reflecte as opiniões dos empresários sobre a situação geral das suas empresas, o comportamento de algumas variáveis significativas e também sobre as suas expectativas.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos