Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ribeira Grande: Novos pintores de construção civil, em formação, recebem material de trabalho (c/áudio)

Ribeira Grande, 25 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal da Ribeira Grande entregou, esta quarta-feira, 24, um conjunto de materiais de trabalho a um grupo de formandos em pintura de construção civil para serem utilizados durante a fase prática dessa formação.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, contou a história dessa acção de formação que, conforme disse, nasceu da iniciativa de um grupo de jovens da localidade de Flurdes que pretendia rebocar e pintar todas as casas dessa localidade e pediram o apoio financeiro da edilidade.

“O projecto tem três valências, nomeadamente, o reboco das casas, a pintura dessas casas e uma acção de formação em pintura para que os próprios jovens da localidade fizessem o trabalho nas aulas práticas ficando depois capacitados para exercer essa profissão”, explicou Orlando Delgado que adiantou ter gostado da proposta e abraçado o projecto.

A câmara municipal contou com a parceria da SITA, para a implementação da formação, e a edilidade entregou esse conjunto de equipamentos aos formandos que os utilizarão na pintura das casas durante a fase de estágio dessa formação.

Presente na cerimónia, o ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, incentivou os formandos a se constituírem em microempresa, não só “para pintar Ribeira Grande mas para pintar Santo Antão” porque, segundo aquele governante, o “cinzento” é um problema na paisagem cabo-verdiana e há que “colorir Cabo Verde da mesma forma que os cabo-verdianos são um povo colorido”.

Orlando Delgado aproveitou a ocasião para anunciar que esta acção de formação vai permitir implementar um projecto semelhante nas zonas de Mão-para-Trás e de Ribeira da Ponta do Sol, duas localidades emblemáticas do concelho da Ribeira Grande que carecem de requalificação a esse nível.

A pintura de construção civil parece ser uma área profissional pouco atractiva para as mulheres, mas Jocilene Delgado, a única mulher entre os formandos, contraria essa ideia, afirmando que gosta de pintura desde pequena e já há algum tempo tinha pedido ao responsável local do Centro da Juventude que a ajudasse a conseguir uma formação em pintura de construção civil.

HF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos