Ribeira Grande: Inaugurado projecto de abastecimento de água da localidade de Pinhão (c/áudio)

Ribeira Grande, 16 Jan (Inforpress) – O projecto de abastecimento de água à localidade de Pinhão foi inaugurado terça-feira, 15, durante uma cerimónia realizada naquela localidade, na presença do ministro da Industria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, que representa o Governo nas comemorações ribeira-grandenses.

Trata-se de um projecto financiado no âmbito do segundo pacote do Millennium Challenge Account e que eleva a água desde o vale de Mão-para-Trás com recurso a quatro estações de bombagem para depois proceder à distribuição por gravidade.

Pinhão é uma localidade com uma população considerável e dispersa, razão porque foi necessário investir numa “grande quantidade de tubagem” para a adução e fazer chegar a água, em quantidade e em qualidade a toda a população.

Trata-se de um sonho antigo das gentes daquela zona que, devido à seca persistente, vinha enfrentando dificuldades no abastecimento, devido à diminuição do caudal da nascente que abastecia a localidade.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, disse na ocasião que o sistema agora inaugurado vai “garantir a sustentabilidade do abastecimento de água a toda a população de Pinhão”, mas também às populações das vizinhas localidades de Mão-para-Trás e de Sinagoga.

Orlando Delgado anunciou que o custo da água não vai aumentar e que a população local vai pagar o mesmo que qualquer munícipe do concelho, graças à entrada em funcionamento de uma central fotovoltaica de 80 Quilowatts, inaugurada nessa manhã na cidade do Porto Novo, construída, especificamente, para fornecer energia às estações de bombagem.

A prática acordada com a Electra é que essa central injecta a energia produzida na rede de distribuição e as estações de bombagem serão abastecidas pela energia da rede da Electra.

O sistema é automático e controlado à distância (telegestão), a partir dos escritórios do Serviço Autónomo de Água e Saneamento (SAAS), na cidade da Ribeira Grande, onde os técnicos obtêm toda a informação acerca do funcionamento desse sistema a partir de um computador ali instalado.

O ministro Alexandre Monteiro, representante do Governo, disse na ocasião que embora a água já estivesse disponível na casa das pessoas, a inauguração do sistema tem “um aspecto especial” que é o facto de se estar a utilizar energia solar para fazer funcionar os equipamentos.

Aquele governante entende que não basta ter sistemas que levem água à casa das pessoas, mas torna-se necessário, e o Governo está a trabalhar nesse sentido, a criar resiliência em abastecimento de água e diminuindo a dependência das chuvas com a introdução de soluções tecnológicas que permitem a dessalinização da água do mar.

O programa comemorativo do Dia do Município da Ribeira Grande continua a ser implementado com uma série de inaugurações e de lançamentos de primeiras pedras, devendo culminar no dia 17 de Janeiro, dia do Município da Ribeira Grande.


HF/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos