Ribeira Grande/Festa do Município: Inaugurada nova rede eléctrica da Ribeira da Torre (c/áudio)

Ribeira Grande, 16 Jan (Inforpress) – O vale da Ribeira da Torre, no concelho da Ribeira Grande, conta com uma nova rede eléctrica, inaugurada esta quarta-feira, 15, no âmbito das festas do município local, que se comemora a 17 de Janeiro.

O presidente do conselho de administração da Electra, Alcindo Mota, disse na ocasião que a nova rede da Ribeira da Torre dispõe de quatro postos de transformação novos, 7.400 metros de rede de média tensão e 1.100 metros de rede de baixa tensão, que permitem ligações domiciliárias com “níveis de qualidade substancialmente melhores do que o anteriormente existente”.

Segundo Alcindo Mota, a rede de iluminação pública nesse vale tem uma extensão de quatro quilómetros, com 106 pontos de iluminação, que irão permitir a realização de várias actividades nocturnas, ao longo do vale.

O Presidente da República interino, Jorge Santos, presidiu à cerimónia de inauguração, e recordou o momento em que, há 25 anos, participou na inauguração da electrificação rural do vale da Ribeira da Torre.

Mas, para Jorge Santos, esta inauguração é diferente porque “Ribeira da Torre já não é um espaço rural”, porque tem as “infra-estruturas básicas essenciais dos espaços urbanos”, nomeadamente, a estrada, o abastecimento domiciliário de água, uma rede moderna de comunicação com o país e com o mundo, uma rede de infra-estruturas turísticas, entre outras.

Jorge Santos exortou os jovens da Ribeira da Torre a agarrarem “com força” todas as oportunidades mas, acima de tudo, a formação e qualificação para que, à semelhança da sua geração que assumiu os destinos do concelho com idades à volta dos 28 anos, possam os jovens actuais prepararem-se para assumirem a responsabilidade de dirigir o município e o País.

No seu discurso, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, assumiu que outras duas localidades desse vale vão receber electrificação, com recurso aos postes usados anteriormente e que vão ser retirados.

“Queremos tranquilizar as pessoas das zonas de Canto e Recanto porque com os postes que vão ser retirados vamos trabalhar para que toda a Ribeira da Torre fique, efectivamente, iluminada”, disse Orlando Delgado.

Esta foi mais uma actividade integrada nas comemorações do dia do Município da Ribeira Grande que se celebra a 17 de Janeiro, dia dedicado ao abade Santo Antão, patrono desta ilha.

HF/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos