Ribeira Grande, 05 Ago (Inforpress) – A Delegacia da Saúde da Ribeira Grande (DSRG), Santo Antão, ‘socializou’ hoje o código de comercialização de substitutos do leite materno com profissionais de saúde daquela unidade.
Segundo a delegada de saúde, Florentina Lima, a actividade visa influenciar o empoderamento dos profissionais de saúde para estarem preparados e capacitados quando encontrarem alguma situação ilegal de comercialização do substituto do leite materno.
“A necessidade sempre de fiscalização para se poder cumprir o código. Há bebés que não podem amamentar, mas podem receber um leite que está estipulado na legislação e a embalagem tem que dizer que o melhor alimento para o lactante é o leite materno”, salientou a médica.
Florentina Lima lembrou que o consumo dos substitutos do leite materno tem “riscos”, pois, os bebés que os tomam podem desenvolver problemas gastrointestinais e alergias e também na vida adulta podem desenvolver outras doenças como a diabetes, hipertensão, problemas de colesterol e obesidade.
A socialização do código de comercialização de substitutos do leite materno está enquadrada nas comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que decorre na primeira semana do mês de Agosto, que também é conhecida como Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação.
LFS/CP
Inforpress/Fim