Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ribeira Grande de Santiago celebra missa do Santíssimo Nome de Jesus sob a mensagem da alegria e cultivação da fé (c/vídeo)

Cidade da Praia, 26 Jan (Inforpress) – O município de Ribeira Grande de Santiago celebrou hoje a missa em honra ao Santíssimo Nome de Jesus, precedida de uma procissão, sob a mensagem da alegria, assim como cultivação de “muita fé e boa convivência”.

Em declarações aos jornalistas, o pároco local, António Fernandes, demonstrou que se trata de uma festa “muito importante” para Cidade Velha, que é o berço do país, e, neste sentido, afirmou que este é um momento para cada um aperfeiçoar a sua fé.

“Esta festa está muito ligada ao nome de Jesus Cristo, que é um nome tão grande, tão sublime, tão elevado, que nós os cristãos celebramos todos os anos após o Natal”, declarou, salientando que Jesus é o “salvador”.

Conforme observou, nota-se que há uma afluência considerável das pessoas nesta celebração por causa da sua importância para os católicos.

“Espero que esta festa seja um momento para aperfeiçoarmos a nossa própria fé e que seja um momento de boa convivência para todos que vêm celebrar e que o povo da Cidade Velha também cresça na sua fé”, afirmou.

Por sua vez, a portuguesa Natália Rocha, que participa nesta celebração pela primeira vez, mostrou-se “muito orgulhosa”, uma vez que a questão humanitária desperta a sua atenção.

“É uma festa nova para mim e eu vim propositadamente mais cedo para assistir esta honrosa festa. Presumo que para mim ficará como uma recordação extremamente grande dado que estou no berço da Nação e, para mim, toda esta cidade tem um cariz muito próprio”, revelou.

Natália Rocha assegurou que está há um ano e meio a ajudar a Cidade Velha e todas as regiões ao seu arredor em questões humanitárias.

“Eu faço tudo isso em silêncio porque penso que essas coisas não precisam ser demonstradas para fora”, frisou, enfatizando que “o importante” é aquele sentimento do dever cumprido.

A embaixadora da boa vontade Janice da Silva reconheceu a importância da celebração da missa do Santíssimo Nome de Jesus, tendo em conta que Cabo Verde é um país “muito cristão”.

“Para nós é sempre uma alegria poder estar presente e dar a nossa contribuição. Para além das minhas funções oficiais eu sou uma cristã, católica praticante, então, nesta celebração do Santíssimo Nome de Jesus viemos para pedir paz, muita saúde, segurança e sustentabilidade”, transmitiu.

A seu ver, a igreja tem um papel “muito importante” no desenvolvimento. Neste sentido, considerou que a proximidade entre a igreja e cooperação internacional é um casamento “muito bonito”, que vale a pena aproveitar.

Segundo o pároco local, António Fernandes, o Santíssimo Nome de Jesus é comemorado no dia 03 de Janeiro, mas dada à sua importância, celebra-se mais uma missa no último domingo do mês.

WM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos