Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ribeira Grande: Cardeal Patriarca de Lisboa visitou Santo Antão e celebrou missa na Ponta do Sol

 

Ribeira Grande, 28 Nov (Inforpress) – O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, esteve hoje de visita à ilha de Santo Antão e presidiu à concelebração eucarística na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento, na Ponta do Sol.

Esta visita enquadra-se no âmbito das comemorações das Bodas-de-Prata da ordenação sacerdotal do bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, em que D. Manuel Clemente será orador em duas conferências a serem proferidas na cidade do Mindelo.

“A missão dos leigos na Igreja, na política e na sociedade” será o primeiro tema destinado aos leigos e terá lugar às 18:00 de hoje, no auditório Onésimo Silveira, da Universidade do Mindelo, e para amanhã de manhã está prevista a apresentação do tema “o ministério do presbítero”, no Centro Bom Pastor, dirigida aos padres da diocese de Mindelo.

Em declarações à Inforpress, no final da missa, D. Manuel Clemente disse que foi com “muito gosto” que aceitou o convite de D. Ildo Fortes porque foi prefeito e vice-reitor do Seminário onde o prelado do Mindelo estudou, em Lisboa, e desde então o acompanhou “de muito perto”.

“Estes momentos são muito significativos para o próprio e para os amigos, como é o meu caso”, disse D. Manuel Clemente, adiantando que aproveita para “fazer esta comunhão de igrejas que é a vida da Igreja, afinal de contas”.

O bispo D. Ildo Fortes disse que comemorar os 25 anos de vida sacerdotal é “viver um dia de cada vez porque não há nenhum dia em que não sinta a Graça de Deus e em que não sinta a frescura e a novidade deste ministério”.

“Vivemos no tempo e há datas redondas que a gente celebra, como é este caso, mas o que conta mesmo é cada dia”, disse D. Ildo Fortes, adiantando, contudo, que esta celebração tem de ser “um dia de Acção de Graças em Igreja” porque não faz sentido que seja um dia particular seu.

“Eu só entendo ‘ser padre’ se for ao serviço do povo de Deus”, explicou o prelado do Mindelo, assumindo que se o povo de Deus não estiver com ele a celebrar “este dia não fará nenhum sentido”.

O ponto alto destas comemorações será a Eucaristia Solene que será celebrada às 17:30 de amanhã, 29, na pró-Catedral de Nossa Senhora da Luz.

HF/JMV

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos