Ribeira das Patas acolhe eventos religiosos ao longo de Outubro no quadro da instalação de paróquia

 

Porto Novo, 01 Out (Inforpress) – Alvorada e  eucarística dominical marcaram o arranque, hoje, do programa religioso da Igreja Católica durante este mês de Outubro, em Ribeira das Patas, no Porto Novo, no quadro da instalação da Paroquia São João Paul II.

Do programa, que se prolonga até ao dia 22 de Outubro, dia em que acontece a instalação da Paróquia São João Paul II, com sede em Chã de Morte, na Ribeira das Patas, constam sobretudo palestras sobre o pontificado deste antigo papa, que começou em Outubro de 1978 e terminou em Abril de 2005, com sua morte.

O acto de instalação dessa paróquia, a primeira criada em Cabo Verde com este patrono e segunda existente no Porto Novo (Há, desde 1898,a Paróquia de São João Baptista), vai ser presidido pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.

A imagem de São João Paulo II, proveniente da Polónia, terra natal deste santo, se encontra na Ribeira das Patas, desde Agosto.

João Paulo II, de nome de baptismo Karol Jósef Wojtyla, nascido em 1920, pisou, em 1990, o solo cabo-verdiano, naquela que foi, até agora, a única visita de um papa a Cabo Verde.

Falecido em 2005, João Paul II teve o terceiro maior pontificado, que começou em Outubro de 1978, durante o qual visitou 129 países, entre os quais Cabo Verde.

A comunidade católica em Ribeira das Patas a aguarda com “muita expectativa” a instalação da paróquia de São João Paulo II, segundo Daniel Cruz, representante da capelania dessa localidade, avançando que a Diocese do Mindelo e a própria Paróquia de Soão João Baptista estão a criar condições para que a nova paróquia comece a dar os primeiros pessoas, a partir de 22 de Outubro.

A decisão de criação da paróquia de São João Paulo II foi tomada pela comunidade católica em Ribeira das Patas, em assembleia realizada a 18 de Fevereiro de 2017.

A Igreja Católica e as autoridades municipais  regozijam-se com a criação dessa paróquia, há muito tempo desejada pelos fiéis na Ribeira das Patas, acreditando que esta iniciativa vai reforçar a presença da igreja  no interior deste extenso e disperso município.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, trata-se de “uma iniciativa extraordinária” da comunidade católica e  constitui, também, “mais um passo” no processo de afirmação da Ribeira das Patas, como vila.

Ribeira das Patas foi, aliás, até 1962, data de criação do concelho do Porto Novo, sede da paróquia de São João Baptista, criada em 1898.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos