Ribeira Brava: Jogos escolares regionais contribuem para promoção do desporto escolar e da inclusão social – delegado

Cidade da Praia, 13 Mar (Inforpress) – O delegado do Ministério de Educação de Ribeira Brava (São Nicolau) afirmou hoje que os jogos escolares 2019 contribuem para promoção do desporto escolar e da inclusão social dos alunos com necessidades educativas especiais no município.

Em declarações à Inforpress, o delegado Amílcar Ramos disse que este ano a Delegação do Ministério da Educação da Ribeira Brava quis unir o deporto com a inclusão social, por entender que o desporto é uma “área importante” para a promoção da inclusão social.

Conforme explicou, o evento realiza-se sob o lema “Desporto escolar, uma forma de promoção da inclusão educativa” e conta com a participação de 310 alunos de todas as escolas e jardins-de-infância do concelho.

O objectivo do evento, ajuntou, visa promover o desporto escolar como “estratégia privilegiada” para “incentivar e massificar” a prática de actividades físicas e desportivas nas escolas, e ainda promover valores e acções que contribuem para a formação do indivíduo “no seu todo”.

“Os jogos escolares regionais visam promover a inclusão educativa, com destaque para as crianças com Síndrome de Down e autismo, promoção do desporto escolar e proporcionar uma maior convivência entre os alunos e professores”, disse, acrescentando que além dos jogos escolares regionais serão realizadas  actividades culturais na abertura da cerimónia.

Amílcar Ramos elucidou, por outro lado, que para o primeiro ciclo serão realizados jogos tradicionais e gincanas, enquanto o segundo ciclo terá modalidades como atletismo, andebol, futebol e basquetebol, jogos a serem realizados no Estádio Municipal Dideus e no polivalente da delegação local.

Sobre a situação do sistema educativo no referido município, asseverou que em termos gerais o ano lectivo está a decorrer na normalidade, com resultados “bastante positivos”, registando uma “redução significativa” da taxa de negativas e melhorias em qualidade de notas e redução do abandono escolar.

Por outro lado, destacou o trabalho feito na área da educação especial pondo em prática todo o processo de identificação de crianças com necessidades educativas especiais, com a criação de planos curriculares individuais destinados a todas as crianças com necessidades educativas especiais, para uma “melhor integração” das mesmas.

A abertura dos Jogos Escolares Regionais 2019 acontece no dia 20 e termina no dia 24 e conta ainda com a realização de um desfile pelas ruas com mensagens alusivas aos temas: desporto, inclusão, autismo e Síndrome de Down.

 

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos