ARFA vai estabelecer cooperação com CONAB em matéria da segurança alimentar

 

Cidade da Praia, 24 Ago (Inforpress) – A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) vai estabelecer a cooperação com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) em matéria da segurança alimentar, informou hoje, na Cidade da Praia, a instituição.

Em declarações à imprensa, a administradora da ARFA, Patrícia Miranda Alfama, disse que o encontro realizado hoje com a missão brasileira de prospecção para estabelecimento de um projecto de cooperação técnica entre as duas instituições versou sobre os aspectos importantes para concretização de uma parceria.

A administradora da ARFA salientou que a CONAB, uma empresa pública, que vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil tem muitas experiências no domínio da segurança alimentar, que poderá partilhar com a ARFA.

“É muito importante para a ARFA conhecer a experiência do Brasil, um dos maiores produtores e exportadores do cereal do mundo”, sublinhou Patrícia Miranda Alfama.

Por sua vez, a representante da CONAB, Patrícia Maurício Campos, realçou igualmente que é importante a ARFA viabilizar meios de se monitorar as condições das informações e do conhecimento de produtos agrícolas importados e produzidos em Cabo Verde.

“A informação sobre a produção agrícola nacional é importante para que o próprio mercado tenha condições de tomar decisões com relação ao preço e a disponibilização da linha de crédito por parte do governo para os produtores produzirem de forma sustentável”, realçou a engenheira Patrícia Maurício Campos, que faz parte da missão brasileira que está no país.

Quanto às áreas de cooperação, Patrícia Maurício Campos referiu que serão definidas nos próximos dias pelas duas instituições.

Disse, entretanto, que a capacitação dos técnicos da ARFA e a troca de informações relacionadas com a segurança alimentar poderão constar do protocolo de cooperação entre as duas instituições.

A Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares faz a monitorização dos produtos alimentares de primeira necessidade em Cabo Verde.

A visita da missão brasileira ao arquipélago, que termina sexta-feira, realiza-se no quadro das relações de cooperação existentes entre a República de Cabo Verde e a República Federativa do Brasil.

JL/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos