Porto Novo, 30 Dez (Inforpress) – Santo Antão reforçou, em 2019, o estatuto de “ilha modelo” em matéria do ecoturismo em Cabo Verde, com a realização de eventos internacionais e uma série de projectos que tem possibilitado o crescimento do sector turístico nesta região.
Em Junho, Santo Antão recebeu o seminário internacional sobre o turismo sustentável, o segundo evento desta natureza realizado, em apenas um ano, nesta região, que, também, em 2019, ganhou três centros de turismo e de interpretação do território e uma rede de miradouros, além do mapeamento e sinalização de 74 caminhos vicinais, num total de 455 quilómetros.
Este foi um ano em que foram intensificadas as acções no âmbito projecto Redes Locais para o Turismo Sustentável e Inclusivo (Raízes), co-financiado pela União Europeia em 500 mil euros (55 mil contos), que está a fazer de Santo Antão a ilha “mais ecoturística” de Cabo Verde, segmento que trouxe à ilha quase 80 mil turistas, nos últimos três anos.
O seminário internacional de Junho de 2019, que trouxe a Santo Antão especialistas nacionais e internacionais, debruçou-se sobre a gestão sustentável dos destinos turísticos e foi promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal) em parceria com o Governo e câmaras municipais de Santo Antão.
Foi aberto pelo Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, que considerou que o desenvolvimento do turismo, mormente na sua vertente ecológica e social, constitui “uma via possível ” para se debelar a pobreza” que ainda atinge 45,7 por cento (%) da população de Santo Antão.
Santo Antão foi, também, em 2019, destaque na imprensa internacional, segundo a qual esta ilha “tem tudo para ser um caso de sucesso do turismo mundial”.
O blogue “Uma Foto, Uma História” considerou esta ilha “um refúgio paradisíaco, com temperaturas perfeitas, natureza e, acima de tudo, um povo afável”.
A revista de bordo da transportadora área portuguesa TAP, Up Inflight Mag, destacou a ilha enquanto destino que está a emergir para o turismo de natureza.
Em Maio de 2018, Santo Antão recebeu, também, o seminário internacional do Eco-Tur, evento que serviu para debater o turismo ecológico na regiões periféricas da União Europeia (UE), Cabo Verde e países associados.
JM/AA
Inforpress/Fim