RETROSPECTIVA/Santiago Norte: Inauguração do Centro de Saúde dos Órgãos e ex-Campo de Concentração marcam 2021

Assomada, 27 Dez (Inforpress) – A inauguração do novo Centro de Saúde dos Órgãos e das obras de reabilitação do ex-Campo de Concentração do Tarrafal, ambos em Janeiro, destacaram-se em 2021, mas, a saúde foi o sector que mais recebeu investimentos em Santiago Norte.

O novo Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos, que foi elevado a Delegacia de Saúde, foi co-financiado pelo Fundo Kuwait e pelo Governo, num investimento de mais de 117 mil contos.

Ainda no sector da Saúde, em Março, arrancou a campanha de vacinação contra a covid-19 na Região Sanitária Santiago Norte com os profissionais de saúde, e até esta data somente três dos seis municípios que compõem a região atingiram ou ultrapassaram a meta dos 70%, designadamente São Lourenço dos Órgãos, seguido de Santa Cruz e São Miguel.

Já em Novembro, as delegacias de Saúde de São Lourenço dos Órgãos e Santa Cruz ganharam gabinete de atendimento aos adolescentes, sendo que a primeira unidade de Saúde foi novamente contemplada com uma sala de atendimento específico para pessoa idosa.

No mesmo mês, o Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Santiago Norte, ganhou unidades de neonatologia e de fisioterapia.

O sector da cultura foi marcado pela polémica à volta da intervenção da Polícia Nacional no Festival de Peixe, no Tarrafal, em Agosto, e em Novembro no festival de música “Nha Santa Catarina”, Santa Catarina, por incumprimento das regras sanitárias em vigor por causa da covid-19.

No entanto, a inauguração das obras de reabilitação do ex-Campo de Concentração do Tarrafal, em Janeiro, orçadas em 23 mil contos, com foco na sua elevação a património mundial da humanidade da Unesco destacou-se entre as obras e realizações do sector da cultura em 2021.

E em Julho, o Ministério da Cultura inaugurou as obras de reabilitação da Capela da Tabanca de Lém Cabral, em Palha Carga dos Engenhos, Santa Catarina, num investimento de 2.000 contos.

A nível das infra-estruturas, as localidades de Chã de Alecrim (Janeiro) e Pilão Cão (Dezembro), em São Miguel, ganharam obras de requalificação urbana e ambiental, financiadas pelo Governo, no âmbito do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA), em 13 e mais de 14 mil contos, respectivamente.

Em Dezembro, foi inaugurada a Escola do Mar – Pólo Santiago, sita nas antigas instalações do MDR, em Achada Pizarra, São Miguel.

Já em Fevereiro, foi inaugurado no Tarrafal a asfaltagem do troço da estrada Chão Bom-centro da cidade do Mangue, e orla marítima local, orçado em mais de 63 mil contos, que está enquadrado no Eixo V do PRRA.

No mesmo mês, a energia eléctrica chegou a várias localidades da Ribeira dos Engenhos, num investimento de 101 mil contos, financiado pelo Governo.

Em Novembro foi a vez da Câmara Municipal do Tarrafal inaugurar as obras de urbanização da localidade de Fazenda, num investimento de 13 mil contos.

Na política, Santa Catarina viu dois dos seus filhos a estarem entre as três mais altas figuras do Estado, nomeadamente o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia (Abril), e o Presidente da República, José Maria Neves (Novembro).

Após dois dias no cargo, José Maria Neves escolheu os municípios de Santa Catarina e Tarrafal, em Santiago Norte, para a sua primeira visita oficial enquanto novo Presidente da República, para apelar à adesão à campanha de vacinação contra a covid-19.

Na economia, em Novembro, os hiacistas aumentaram o preço de bilhete de passagem Praia/Assomada/ Praia de 250 para 300 escudos, mesmo sem a autorização da Agência Reguladora Multissectorial (ARME), e que está a vigorar até a data.

A nível do ambiente, em Santa Catarina foi inaugurado o sistema hidroagrícola de Ribeira de Tabugal/barragem de Saquinho, que beneficiou 70 agricultores, e em Fevereiro, foi a vez das barragens de Faveta, São Salvador do Mundo, Figueira Gorda, Santa Cruz, e Ribeira de Principal, São Miguel serem contempladas com um sistema hidroagrícola que permitiu com que 82, 105 e 200 mil agricultores, respectivamente, passassem a ter água para a rega.

Entretanto, os agricultores e a população de várias outras localidades dos seis municípios que compõem a região continuam a queixar-se da falta de água.

Em Agosto, a praia de Areia Mota, em Ribeira da Barca, Santa Catarina, registou ninhos de tartarugas na sequência de um período de “abundância de areia”, antecedido por vários anos de escassez do referido inerte naquela praia.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos