RETROSPECTIVA/Fogo: Recorde de acidentes de viação e no mar com vítimas mortais marca ano de 2021

São Filipe, 29 Dez (Inforpress) – No ano de 2021, prestes a terminar, a ilha registou o maior acidente de viação de que há memória, com seis mortos e sete feridos.

Ao todo, a ilha registou o número recorde de acidentes com vítimas mortais de que há memória, com um total de onze mortes, sendo o acidente de 18 de Março, na localidade de Achada Furna, o que provocou maior número de vítimas.

Por outro lado, três pescadores perderam a vida nos Ilhéus Rombos para onde se tinham deslocado para a faina pesqueira, sendo que corpos de dois deles nunca foram encontrados. Na praia de Fonte Bila um adolescente de 13 anos também perdeu a vida e o seu corpo não foi também encontrado.

Os restos mortais de uma jovem de 20 anos, assassinada pelo seu ex-companheiro, foram encontrados enterrados depois de 18 dias de buscas, mas neste momento continua, há mais de três meses, desaparecida uma outra jovem na casa dos 20 anos, do bairro de Beltches,

Algumas personalidades da ilha faleceram no ano de 2021, como Catarina Pina Brandão “Idalina coladeira” e o padre italiano, Orfeo Guerrino Marchesan.

No sector da Saúde, a ilha recebeu quatro ambulâncias e uma clínica móvel. O município de São Filipe foi contemplado com a doação, pela família Brandão, com uma ambulância e uma clínica de saúde móvel, Santa Catarina recebeu, do Fundo do Turismo uma ambulância e Mosteiros, recebeu duas ambulâncias doadas pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Entroncamento (Portugal).

No domínio de Ambiente e Saneamento, o destaque foi a condecoração da Associação Projecto Vitó pelo antigo Presidente da República, pelos trabalhos desenvolvidos na área de conservação da biodiversidade e protecção do ambiente, assim como o protocolo celebrado entre Governo e os municípios do Fogo para a construção do aterro controlado intermunicipal, permitindo assim a deslocalização e selagem da lixeira municipal a céu aberto de São Filipe.

Na Educação, foi iniciado o processo de instalação do ensino superior na região Fogo/Brava, através de assinaturas de protocolos, nomeadamente com o Governo, Universidade de Cabo Verde, mas também entre a Câmara de São Filipe com a Uni-CV, Jean Piaget, M_EIA, Universidade La Laguna (Ilhas Canárias) e reactivação de protocolo com o Instituto Politécnico de Leiria (Portugal).

Na área das infraestruturas, o ano ficou marcado pelo início do processo de electrificação de Chã das Caldeiras, electrificação de Salinas, lançamento do concurso para a modernização do aeródromo de São Filipe, construção de casa de pescadores na Baía de Alcatraz, da estrada de acesso à “praia cais” ou “Antoninha”, na localidade de Relva.

Inauguração da primeira fase do projecto de abastecimento de água às populações da zona norte alta de São Filipe e início da segunda fase para levar a água até Campanas de Cima, são outros destaques.

No sector da Cultura, foram retomadas as actividades, com destaque para o festival do café e inauguração da primeira fase do Museu do Café, a realização da segunda mostra de teatro de Mosteiros, o primeiro festival de arte urbana “Mosteiros StArt”, anunciou o lançamento da primeira edição do prémio literário Pedro Cardoso para obras escritas no crioulo da ilha do Fogo para o ano de 2022.

A Fundação Casa das Bandeiras, na qualidade de detentora dos direitos autorais do médico e escritor foguense, Henrique Teixeira de Sousa, vai reeditar as suas obras com excepção do romance “Oh! Mar das Túrbidas Vagas” e Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura do Mindelo (M_EIA) e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal) implementam o projecto “desenhar São Filipe”.

Foi também criada a comissão consultiva para preparar o centenário da elevação de São Filipe a categoria de cidade que será celebrado a 12 de Julho de 2022.

No sector religioso foi criada mais uma paróquia na ilha do Fogo, a de Nossa Senhora de Fátima, que surgiu da divisão da então paróquia de São Lourenço em duas paróquias.

JR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos