Sal Rei, 31 Dez (Inforpress) – A retoma, ainda que lenta, do sector turístico, acontecimentos à volta da obra da praça Santa Isabel, a paralisação da construção do bloco operatório e a inauguração da escola no Bairro da Boa Esperança são destaques mais relevantes deste ano.
Este ano foi marcado pela retoma do turismo, sendo que cerca de um ano após a paragem total da economia local por causa da pandemia da covid-19, houve o regresso dos voos internacionais, os hotéis começaram a reabrir as portas.
Boa Vista começou a ver e sentir um pouco de movimento económico, com a reabertura do comércio, restaurantes, movimento dos turistas, algumas pessoas começaram a regressar aos postos de trabalho, e ainda os imigrantes conseguiram regressar à ilha que ganhava nova dinâmica pelas ruas da cidade de Sal Rei, e um pouco por toda a ilha.
No dia 19 de Março, nas vésperas de se completar um ano do registo do primeiro caso de covid-19 em Cabo Verde, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, presidiu ao início da vacinação dos profissionais de Saúde na ilha da Boa Vista.
Quase três meses depois, começou a vacinação colectiva contra o vírus da covid-19 e, em Dezembro, a ilha atingiu a meta de vacinar 70 por cento (%) de pessoas com duas doses de vacina.
Em meados deste ano reiniciaram-se as obras de construção do bloco operatório que, entretanto, voltou a parar mas o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, já anunciou que a obra estará pronta no primeiro trimestre de 2022.
A chegada de médicos e enfermeiros, novos equipamentos médico-hospitalares e de diagnóstico, como aparelhos de imagiologia, radiologia e a instalação de um laboratório de Biologia Molecular, foram novidades a nível da Saúde na Boa Vista.
Ainda neste sector, em Dezembro, a cidade de Sal Rei foi palco da cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção do Centro de Saúde Reprodutiva, projecto resultante da parceria entre a Associação Help For Boa Vista, a câmara municipal e o Ministério de Saúde, orçado em 34 mil contos.
Na educação destaca-se a inauguração da escola básica do Bairro da Boa Esperança, infra-estrutura do Governo orçada em 50 mil contos com capacidade de 600 alunos.
O movimento “46 one de independência 46 one ta spira água e strada (46 anos de independência, 46 anos à espera de água e estrada) realizou outro manifesto para reivindicar água e estrada para o Norte.
Houve ainda três manifestações de proprietários de terrenos que voltaram a pedir ao Governo o pagamento das indemnizações por expropriações de terrenos e uma de monitoras de jardim-de-infância da igreja católica exigindo o cumprimento do ‘lay-off’.
Foi demolido o bairro de Farinação e, na sequência, 65 famílias foram realojadas no condomínio BV2 do programa Casa para Todos, na zona de Rotchinha.
O Comando Regional da Polícia Nacional na ilha ficou apetrechado com o Centro de comando e controlo do projecto “Cidade Segura”.
O atleta que se destacou no desporto é campeão nacional de natação 2020, Steven Lima que se sagrou em 2021 campeão regional da prova de natação, em águas abertas, na Boa Vista, e este ano ficou no segundo do campeonato nacional da mesma modalidade.
A nível cultural, a Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV) foi distinguida pela Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) com o prémio Copyright Friendly Label, que consagra a autarquia como amiga do autor.
A referência no ambiente, números do Projecto Tartaruga Boa Vista (PTBV) apontam que a campanha deste ano, superou os recordes das temporadas anteriores, com registo 156.299 ninhos.
VD/HF
Inforpress/Fim