Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Retoma das ligações marítimas e aéreas com a África Ocidental é uma prioridade da nossa política externa – embaixador

 

Cidade da Praia, 22 Set (Inforpress) – O embaixador de Cabo Verde na União Europeia (UE), José Filomeno Monteiro disse hoje, que a retoma das ligações tanto marítimas como aéreas de Cabo Verde com a África Ocidental é uma prioridade da política externa cabo-verdiana.

José Filomeno Monteiro que falava em conferência de imprensa hoje, na Cidade da Praia, onde procedia ao balanço da visita dos eurodeputados a Cabo Verde, disse que essas ligações são absolutamente necessárias até para que o arquipélago possa consolidar e beneficiar melhor da sua da relação com a UE.

“Como sabem a África é um continente que está em crescimento cada vez mais acentuado e a Europa é o segundo maior parceiro comercial África e Cabo Verde pode intermediar essas relações e esses interesses. Portanto a nossa integração regional é urgente”, sublinhou.

O diplomata acrescentou que Cabo Verde não teria muito importância como país se não tivesse a África ao lado e a possibilidade de intermediar essas relações, seja do ponto de vista de trocas comerciais, seja na promoção dos valores comuns.

“Aliás, está negociado na nossa parceria especial o pilar específico da integração regional de Cabo Verde. Portanto a retoma das ligações marítimas como aéreas com a África Ocidental é uma prioridade da nossa política externa”, afirmou.

Por seu lado o eurodeputado Charles Tannock, na qualidade de porta-voz do grupo que integra ainda os eurodeputados amigos de Cabo Verde, também considerou que a falta de ligações como o continente africano é uma carência que Cabo Verde precisa de estudar e resolver.

Durante os quatro dias de estada no arquipélago, os eurodeputados visitaram as ilhas Santiago, de São Vicente, os três concelhos de Santo Antão, foram recebidos pelo Presidente da República e pelo Governo e visitaram também empresas e outras instituições.

A delegação encabeçada por Charles Tannock e integrada ainda pelos eurodeputados Andrey Kobatchev do Partido Popular Europeu da Bulgária, e Ana Gomes do Partido Socialista português, esteve de visita a cabo Verde no quadro do reforço da cooperação existente entre o Parlamento cabo-verdiano e o Parlamento europeu.

MJB/FP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos