Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

“Respect Day deve ser oportunidade para se construir amizades que vão além de todas as barreiras” – PR

Cidade da Praia, 31 Mai (Inforpress) – O Presidente da República felicitou hoje o judoca Nuno Delgado pelo evento “Respect Day”, afirmando que espera que o certame sirva de oportunidade para “afirmar a solidariedade humana e construir uma amizade que vai além de todas as barreiras”.

Em comunicado de imprensa enviado à Inforpress, Jorge Carlos Fonseca agradeceu o honroso convite que lhe foi formulado para, na qualidade de Presidente da República e de Presidente da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), endereçar uma mensagem a todos os participantes do “Respect Day”.

“A partir do palácio do Presidente da República, na cidade da Praia, junto-me a todos vós – jovens atletas, treinadores, técnicos desportivos, dirigentes, representantes do município de Odivelas e de outros municípios, pais e mães dos ‘Campeões para a Vida’ – para celebrar convosco esta iniciativa muito louvável (…)”, lê-se na nota.

O Desporto, na opinião do Chefe do Estado, tem sido uma das “grandes bandeiras de Cabo Verde”, lembrando, que nos últimos tempos, prestações vitoriosas nas diferentes modalidades, têm contribuído para o aumento da auto-estima, fazendo os cabo-verdianos reviver, no país e na diáspora, de forma profunda, a nação.

Reconheceu, neste sentido a enorme relevância obtida pelo desportista Nuno Delgado no mundo do judo, em particular, e do desporto, em geral, realçando que o mesmo que tem levado a cabo, com sucesso, iniciativas para a promoção da cidadania e de valores superiores, pela via do desporto, especialmente junto da camada infanto-juvenil.

“Saúdo vivamente o Nuno Delgado e os promotores desta iniciativa “Respect Day” que é realizada numa efeméride tão especial e importante como é o Dia Mundial da Criança, tendo como propósito passar às gerações mais novas a mensagem de que o Desporto e a Arte são fenómenos que superam a magia ou a recriação de momentos fantásticos, (…)” realçou.

Jorge Carlos Fonseca espera que o “Respect Day”, para além de uma festa à vida e ao desportivismo, seja uma ocasião para suscitar a estima e o respeito, para “afirmar a solidariedade humana, a amizade e a boa vontade entre os indivíduos, para construir uma amizade que vai além de todas as barreiras de raça, de cultura ou de outras experiências”.

Terminou a sua mensagem, augurando ao Nuno Delgado, um dos principais mentores desta escola de cidadania, e a todos os envolvidos, os maiores sucessos nesta nobre caminhada rumo à construção de mundo melhor para todos.

O “Respect Day” 2019 é inspirado no conceito campeões para a vida através do desporto e da arte, e é uma iniciativa da Escola Nuno Delgado e realiza-se no sábado no pavilhão multiusos de Odivelas, distrito de Lisboa.

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos