Republicanos recuperam maioria na câmara de representantes dos EUA

Washington, 17 Nov (Inforpress) – Os republicanos garantiram na quarta-feira a recuperação do controlo da câmara de representantes dos EUA, podendo tornar-se um obstáculo à estratégia política do Presidente Joe Biden.

Depois de ter perdido a hipótese de recuperar o senado, o Partido Republicano conseguiu uma ligeira minoria na câmara baixa do Congresso, muito longe da “onda vermelha” (a cor do partido), prometida pelo ex-Presidente Donald Trump como desfecho das eleições intercalares que decorreram no passado dia 08.

Com alguns círculos eleitorais ainda por esclarecer, os republicanos atingiram na quarta-feira os 218 lugares que garantem a maioria na câmara de representantes, suficiente para criar dificuldades à agenda política de Joe Biden, nos próximos dois anos.

Com este resultado, o Congresso dos EUA regressa ao modelo de “casa dividida”, com o senado controlado pelos democratas e com a câmara de representantes liderada pelos republicanos.

O Partido Republicano não esperou pelos resultados finais para começar a escolher o líder da maioria na câmara baixa do Congresso, tendo indicado o nome de Kevin McCarthy para substituir a democrata Nancy Pelosi.

McCarthy venceu o primeiro embate – afastando o senador Rick Scott, que era apoiado por Donald Trump – mas para ficar com o lugar de Pelosi, terá de se sujeitar a uma votação final, no início do próximo ano, onde precisará do apoio da maioria dos 435 membros da câmara de representantes.

Inforpress/Lusa

Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos