Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Republicanos mudam regras para nomear juiz do Supremo indicado por Donald Trump

 

Washington, 06 Abr (Inforpress) – A maioria republicana no Senado dos EUA mudou hoje unilateralmente o regulamento da instituição para impor a confirmação do juiz conservador Neil Gorsuch nomeado para o Tribunal Supremo, pondo fim a décadas de tradição de compromisso.

Durante uma votação processual transmitida nos principais canais de notícias norte-americanos, 52 senadores republicanos aprovaram a redução de 60 para 51 votos a maioria necessária para desbloquear as discussões sobre a nomeação do juiz para o Supremo Tribunal.

A oposição do Partido Democrata, que tinha conseguido horas antes bloquear a nomeação com base nas regras anteriores, denunciou o que considera ser uma posição de força cheia de consequências.

A nomeação de Neil Gorsuch, escolhido pelo Presidente Donald Trump, para ocupar um lugar vitalício no Tribunal Supremo tinha sido bloqueada com votos de 55 senadores a favor e 44 contra.

Senadores dos dois partidos criticaram a, já esperada, alteração na votação, avisando que pode minar as tradições senatoriais de bipartidarismo e consenso.

Lusa/Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos