Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Republicanos consideram “vergonhosa” resposta de Biden à crise em Cuba

Washington, 15 Jul (Inforpress) – A liderança do Partido Republicano considerou hoje a resposta da administração do Presidente dos EUA Joe Biden à crise em Cuba “uma vergonha absoluta” e exortou-a a não repetir “as mentiras” do Governo da ilha.

“A resposta da administração Biden ao que aconteceu em Cuba é uma vergonha absoluta”, disse a directora de comunicação do Comité Nacional Republicano (RNC), Danielle Alvarez, numa conferência de imprensa para discutir a situação na ilha e em países como a Nicarágua e a Venezuela.

Alvarez, que se identificou como cubano-americana, queixou-se de que a administração do Presidente democrata está “a perpetuar as mentiras contadas pela ditadura em Cuba”.

“As pessoas estão nas ruas a marchar por algo muito claro: liberdade, é o que estão a dizer quando marcham”, disse a porta-voz republicana. “Trata-se de se libertarem de uma ditadura brutal”, acrescentou.

Na mesma linha, o activista cubano dos direitos humanos Jorge Luís Garcia Perez, conhecido como Antunez, pediu para não se minimizarem as exigências das pessoas nas ruas tentando associá-las à pandemia, à falta de vacinas ou à escassez de alimentos.

Antunez acentuou que os protestos não são aleatórios, mas o resultado “de anos de luta cívica, de proselitismo, de informação”.

O ex-embaixador da Nicarágua, Manuel Abaunza, considerou que o que está a acontecer em Cuba, Nicarágua e Venezuela tem como “denominador comum” a eliminação da oposição, tal como a influência de Moscovo.

A Casa Branca garantiu hoje que continua a “rever” a sua política em relação a Cuba e que qualquer modificação procurará “encorajar uma mudança no comportamento” do Governo cubano, além de ter em conta os inéditos protestos de domingo na ilha.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos