Representantes de 76 países já confirmaram presença no IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local

 

Cidade da Praia, 12 Out (Inforpress) – Representantes de 76 países já confirmaram a sua presença no IV fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (DEL), que terá lugar de 17 a 20 de Outubro, na Cidade da Praia.

Segundo os dados fornecidos pela Comissão Nacional Organizadora referentes ao primeiro período desta quinta-feira, mais de 1500 pessoas de todos os continentes já se inscreveram.

Destas 1020 são cabo-verdianos, 170 são provenientes de outros países africanos, 111 das américas, incluindo América do Sul, 127 da Europa e um da Oceânia (Austrália).

O evento contará com a presença da subsecretária-geral da Organização das Nações, Fekitamoeloa Katoa ‘Utoikamanu, que para além de ser uma das oradoras das sessões apresentará uma comunicação na cerimónia de abertura que terá lugar na tarde do dia 17, sob a presidência do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

O evento contará com oradores de alto nível, nomeadamente o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, o secretário de Estado para a Cooperação de Espanha, o vice-ministro para as autonomias de Bolívia, vários ministros dos países africanos, representantes de organismos internacionais, das autarquias locais, das academias, entre outros.

A presidente da Comissão Nacional Organizadora, Francisca Santos, acredita que Cabo Verde vai manter o nível do Fórum que é realizado de dois em dois anos e cujas outras edições decorreram em Sevilha na Espanha, na Foz de Iguaçu no Brasil e em Turin na Itália.

Segundo Francisca Santos, os preparativos para a montagem de toda a logística no Estádio Nacional, local onde vai decorrer o evento, estão a decorrer em bom ritmo.

As inscrições encerram-se no dia 16 de Outubro e Francisca Santos acredita que até lá poderão chegar próximo dos dois mil participantes. A inscrição é gratuita, mas obrigatória e pode ser feita na página http://ledworldforum.org/get-involved/register/

Entretanto, Francisca Santos aproveitou uma vez mais para apelar as pessoas a se inscreverem, independentemente de terem recebido um convite, já que devido às questões logísticas e de segurança só entrará no recinto do evento pessoas munidas de um crachá de identificação.

O IV Fórum Mundial DEL terá lugar na Cidade da Praia de 17 a 20 de Outubro e tem como tema central “Desenvolvimento Economico Local (DEL) como meio para se alcançar a igualdade e equidade e coesão no quadro da localização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentado (ODS)”.

Tem por objectivo promover o diálogo, partilhar experiências e estimular parcerias para as acções concretas em matéria de desenvolvimento económico e local.

O evento contará com mais de 190 oradores para mais de 50 sessões (sessão plenária, diálogos políticos, painel interativo, sessão de aprendizagem) onde vão ser debatidos temas ligados ao desenvolvimento económico local, no quadro dos ODS.

Esta é a primeira vez que África está a receber o Fórum Mundial de Desenvolvimento Local, sendo também o maior evento alguma vez organizado em Cabo Verde.

MJB/FP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos